13.2.13

Tripé Gorillapod

Para meus amigos que gostam de fotografar e não gostam de perder a oportunidade de uma boa foto, vai uma dica:

O tripé  do tipo gorillapod se agarra a qualquer superfície, possibilitando aquelas fotos noturnas, em que a câmera precisa ficar firme e estática.

Marcos Santos
Rio da Janeiro.

30.1.13

Viagem no Tempo

Aproveitando que até o Papa já se prepara para a existência de ET's, escrevi minha opinião sobre esse tema, que muito me instiga.

Extraterrestres? Será?

A partir do enunciado da Teoria da Relatividade, com a colaboração da Mecânica Quântica, abriu-se a possibilidade de viagens no tempo. Na prática isso tem-se mostrado inviável devido às tecnologias disponíveis. O grande cientista Stephen Hawking admite, através da teoria dos buracos-de-minhocas, a possibilidade para tal viagem. Contudo, o mesmo Hawking joga uma ducha de água fria sobre o assunto, quando afirma que se houvesse tal viagem, já teríamos encontrado com os homens do futuro. É nesse ponto que minhas dúvidas entram na história.

Observando fósseis dos animais pré-históricos, aprendemos a distinguir nossos antepassados, além dos antepassados de tudo que vive na terra. Baleias com pernas e patas, peixes com pernas...até chegarmos no australopitecos. Este tem sido considerado o nosso antepassado mais remoto. Se compararmos nossas características com as dele, levando em conta os três milhões de anos de evolução transcorridos até aqui, poderemos imaginar que, daqui a mais três milhões de anos na direção do futuro, as características de nossos descendentes serão bem diferentes das nossas. Com certeza, para nossos descendentes, seremos algo como os tímidos australopitecos são para nós, quando comparados com eles.

...Muito se fala em Deuses Astronautas, como sendo seres extraterrestres que aqui estiveram e por algum motivo ensinaram as civilizações do passado a construírem suas grandes obras. Pirâmides monumentais e esculturas monolíticas, cuja fabricação nos dias de hoje ainda seriam obras para muitos anos, mesmo com todo o maquinário disponível.

As teorias advindas da mecânica quântica, da relatividade e outras mais, dão conta da possibilidade da viagem através do tempo. Provavelmente, a partir do controle do espaço-tempo, não separando o tempo do espaço, ou algo parecido com isso. Mas o que se sabe, com certeza, é o fato de hoje não termos tecnologia disponível para tal...mas...e se um dia tivermos?
 Hawking acredita que, se conseguíssemos no futuro, controlar o espaço-tempo ao ponto de viajarmos no tempo, já estaríamos encontrando nossos descendentes pelas esquinas. Mas e se nossos descendentes tivessem ido parar num tempo em que  nem esquinas existiam? Um tempo onde pequenos aglomerados humanos, aqui e ali, viviam exclusivamente da tentativa de sobreviver aos elementos da natureza. Mesmo um gênio como Hawking, poderia deixar passar despercebida, a possibilidade de que nossos descendentes teriam sido responsáveis pela construção daquelas obras fantásticas, nos quatro cantos do mundo. Do Egito ao México, da Mesopotâmia ao Peru, da Inglaterra à Ilha de Páscoa.

Outro dia, vendo um vídeo em que cientistas discutiam sobre os alienígenas do passado, notei a quantidade incrível de inconsistências encontradas por eles, no que tange aos estudos arqueológicos na área de grandes obras do passado.
A precisão de obras gigantescas, talhadas no granito, sem que houvessem tecnologias, nem ferramental necessários para confeccioná-los. A existência de vigas enormes, até para os guindastes de hoje, produzidas em bloco único de pedra, reforçam a possibilidade da utilização de tecnologia avançada para erguê-las e colocá-las onde estão.
Os historiadores preferem acreditar que os operários antigos, munidos de simples martelos e cizéis, bem como cordas vegetais para seu içamento, realizaram aquele trabalho.
 

 Curioso foi perceber que esses dados, simultaneamente, reforçam em mim a convicção de que nossos antepassados não teriam condições de construir tais obras, sem a ajuda de tecnologias avançadas, mesmo para os dias de hoje. Da mesma forma que  seria mais fácil nossos descendentes evoluírem tecnologicamente até chegarem ao ponto de viajarem pelo espaço-tempo, de maneira controlada até o passado, do que um extraterrestre vir até aqui, para meter-se com obras em pedras.
 Notem que a vinda de extraterrestres para cá, só seria possível com o mesmo domínio do espaço-tempo da hipótese anterior. A hipótese da chegada alienígena na Terra, praticamente viabiliza a hipótese da viagem no espaço-tempo de nossos descendentes, visto que ambas necessitam do mesmo princípio.

Então fica a pergunta:
Os humanoides descritos por pessoas supostamente abduzidas, com seus corpos similares aos nossos e suas cabeças e olhos grandes, poderiam ser considerados uma evolução de três milhões de anos a partir do homem moderno, assim como os australopitecos evoluíram no mesmo período de tempo até nós?

Agora imaginem, baseados na evolução tecnológica que tivemos na última década, como seremos tecnologicamente daqui a três milhões de anos?

Acredito nos Deuses Astronautas e acredito em vida inteligente extra terrestre, mas para mim, esses deuses, esses astronautas, seremos (ou fomos) nós mesmos.

Marcos Santos
25maio2012

11.1.13

Cotas Raciais

Há apenas 163 eles ainda eram leiloados assim. Cotas em universidades são muito pouco perto,  de tanta humilhação sofrida.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography