12.12.07

OS CEGOS DO CASTELO



AMANHÃ

13 de dezembro – DIA DO CEGO



"Existe tanta coisa neste mundo que a gente não consegue perceber... Quem tem todos os sentidos já tem tão pouco, imagina quando falta algum?”
Citação: Lêda Lucia Spelta - Abril 2007.


Portanto, clique no vídeo e curta sua leitura.




TITÃS
Os Cegos Do Castelo
(Nando Reis)

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só trazem dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho
O lugar
Pro que eu sou

Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revolver venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar

que restou

E se você puder me olhar
E se você quiser me achar
Se você trouxer o seu lar

Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Do seu jardim
Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar

Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim.

CD Titãs Acústico - 1997

COMO SONHAM OS CEGOS?

Normalmente os cegos de nascimento, ou os que perderam a vista com pouca idade, não sonham com imagens, mas em seus sonhos podem falar, escutar, sentir, cheirar, saborear, etc. Os cegos que perderam a visão com mais idade possuem imagens em seus sonhos, mas estas podem ir diminuindo com o tempo, e mesmo desaparecerem por completo. Geralmente, os cegos que perderam a vista já adultos, podem sonhar alguns dias com imagens, outros sem elas.

Alguns depoimentos de pessoas cegas

Geralmente meus sonhos se repetem e as pessoas com quem sonho também. Sonho que estou com meus pais, em casa ou no carro, ou caminhando com meus amigos. Em meus sonhos não os vejo, mas sei que estão ali, que me falam. Eu os escuto e respondo. Uma vez sonhei que estava viajando para Cuzco em um avião em companhia de minha irmã e uns amigos. E eu lhes dizia:
- Como vamos chegar? É possível que nos afete a altura.
E eles diziam:
- Não importa. Anime-se e vamos. Se tivermos problemas, regressamos. Em meus sonhos não vejo, p
orém em ocasiões posso cheirar. Já sonhei que comia e que podia cheirar, saborear a comida”.

Angela Marín, 27 anos. Cega total de nascimento.

“Eu sonho com as coisas que faço sempre. Também sonho com as pessoas com quem convivo regularmente, que podem ser os amigos, pais, namoradas”.
Luis Alberto Nakamatsu, 34 anos. Cego total de nascimento.

“Outra vez sonhei que me encontrava na praia com umas amigas que só conhecia no sonho. Eu conversava com elas contente quando veio uma onda gigantesca, mas antes que esta onda chegasse até a mim, fui levantado no ar por uma ventania: pude sentir (tato) claramente como aquele forte vento me levantava. Permaneci no ar durante uns 7 a 10 segundos, quando caí lentamente além de um pequeno muro que estava perto da praia, onde se encontravam minhas amigas, que comentavam, de forma breve, o que eu havia passado. Logo segui falando com elas, feliz e ilezo”.

Fernando Montez, 29 anos. Cego desde os 9 meses de nascido, com cegueira total.

“Às vezes sonho vendo, às vezes como agora, ou seja, sem ver, mas posso escutar. geralmente quando sonho e vejo é em qualquer ambiente, porém é noite. Muito poucas vezes sonho vendo de dia. Também em meus sonhos, posso ver a gente que conheci depois de perder a visão. Eu as conheço pela descrição que as pessoas me fazem delas. Construo em minha mente uma espécie de progressão visual dos rostos”.
Lucio Suárez Sánchez, 30 anos. Cego total desde os 17 anos.

Quando achamos que já sabemos muita coisa, e nos deparamos com um universo desconhecido é que podemos realmente tomar consciência, que temos muito a aprender.
Denise BC

Nenhum comentário:

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography