31.8.08

BELEZA MÍNIMA

TODAY'S FLOWERS
Enjoy the facilities, and use the Google Translator, in sidebar



Era comum, meu pai pegar no cabo da enxada e capinar o quintal. Mas eu gostava mais, quando ele fazia isso durante as férias escolares. Nesse período, ele me chamava para participar da lida, e eu prontamente me apresentava.







Eu tinha uma certa dificuldade de entender os critérios estabelecidos por ele, para distinguir o que era “erva daninha” , do que não era. Enquanto na sua área de trabalho, a produtividade era altíssima, na minha, a coisa ficava sempre meio “travada”.







Ele não me dava moleza, e reclamava do meu excesso de tempo perdido, analisando as pequenas plantas.
Eu ainda argumentava:
- Mas essas pequenas plantas daqui estão dando flor...

Ele ordenava:
- Isso é erva daninha! Arranca !







Reconheço que ficava com o coração meio partido, mas acabava arrancando a pobre e pequenina flor.
A vantagem é que meu sentimento de culpa era suplantado por uma ordem superior, fazendo com que meu rendimento aumentasse. Embora fosse me desculpando com cada pequena erva “bonitinha” arrancada.







Mas valia a pena. Após algumas horas de trabalho eu estava muito cansado, mas nós dois estávamos orgulhosos...de mim.





Hoje tenho que reconhecer...Meu pai, na sua simplicidade, soube me ensinar a dar valor ao trabalho. Nesses pequenos detalhes, o nosso caráter vai sendo forjado. Embora continue achando que ele tenha sido injusto com aquelas pequenas ervas.






Pequeninas plantas, que floresciam e lutavam para me mostrar sua beleza microscópica.


Marcos Santos
Rio de Janeiro

Photobucket
fotos marcos santos

29 comentários:

♥ Denise BC ♥ disse...

Se fôssemos medir pelo tamanho e importância, não acharíamos beleza alguma nessas pequeninas flores.
Bjs

Louise disse...

I would be sad getting rid of the "weeds," too. They are so pretty. But I agree that you learned a valuable lesson about work. That can't be replaced by anything else in life.

Madalena Barranco disse...

Olá Marcos, juntando todas as flores pequeninas em belíssimas fotos você nos brinda com as cores da aurora e seu sol nascente. Beijos e tenha uma linda semana com a querida família.

Leora disse...

Lovely flowers. I read the story in translation and I'm not sure I really "got" it. Is it translating "bush" when it should be "weed"? At least picture need no translation!

nonizamboni disse...

This is such an interesting post about the work ethic and pruning--smart father you have! Lovely photos.

Luiz Ramos disse...

Concordo que não existem "ervas daninhas".
I agree there is no "wild" plants.

Maria disse...

They are so small and so beautiful!

dot disse...

That was a regular flower parade! Beautiful!!

Your EG Tour Guide disse...

Wonderful collection of plants!

Nélia disse...

Olá Marcos!
Geralmente essas pequeninas que chamamos de daninhas tem cores e formas lindas!Só a sensibilidade de quem está atrás da câmara nos consegue mostrar a sua delicadeza.
Tenha uma boa semana
Nélia

shutterhappyjenn disse...

Very beautiful flowers! we have those in our place, too!

my flower is posted here.

Paz disse...

Yes, a wonderful parade of flowers! Wonderful photos.

Paz

ELISABETE CUNHA disse...

Marcos

Estou encantada com seu blog e sua capacidade de comunicação de forma tão poética!

Parabéns...

Cláudia disse...

Adorei suas fotos, estas lindas delicadezas também merecem suas lentes!

bjs

Sherry disse...

These are all so delicate and pretty! I think I like the pink one best of all. They're too pretty to be "weeds". :)

Carletta disse...

More wonderful images this week Marcos!
My favorite ones are the second and fifth images. Beautiful and delicate.

Day4plus disse...

So very pretty--Weeds and wildflowers. Their bright colors. I do like the soft pind and the Albizia puffs. MB

fishing guy disse...

Marcos: Those are wonderful captures of these tiny blooms.

Abe Lincoln disse...

This is a nice collection of flower portraits, Marcos.

My flower is posted at > Thunder Maker

Kahshe Cottager disse...

Weeds in some parts of the world are flowers in others! I went out to enjoy the colour of the weeds and wildflowers along the country roadsides yesterday! These are certainly ones I would stop and look at as well. Very nice photos!

Reader Wil disse...

Some weeds are more beautiful than cultivated flowers!

Só- Poesias e outros itens disse...

Um lindo presente aqui, além de recuperar suas memórias, um brinde a natureza.
Amei!!!

bjs.

JU Gioli

Cátia disse...

até podem ser pequeninas mas são tão lindas....gostei de todas! as cores delas são muito bonitas!foi uma bela ideia as ter postado
beijo

2sweetnsaxy disse...

Great photos. I wonder if this is a case of one man's weed is another man's flower. :-)

Maria disse...

Thank you for your visit! I just noticed a photo of Rio on your sidebar. It shows the beach and the rocks in the front, with persons sitting on them and a bycicle nearby, and in the background you see the skyline of Rio.
An admirable picture! I had put in on my desktop once but did not know anymore where it was from.
So THANK YÒU very much for your beautiful pictures, marcos santos!

As to schoolchildren: the pressure to buy fashionable things is very high and it is often hard to escape from itt. On the other hand, some children or their schoolclasses refuse to accept consumer terror and wear only one T-shirt one week long. The other extreme.

disse...

Marcos,
delicioso relato...mas pelo menos quanto as pequenas ervas vc tinha razão, são lindínhas um pecado arrancá-las...
òtima postagem!

sweetnorms disse...

you have a very beautiful set of flowers, I love the yellow flowers..

Luiz Santilli Jr disse...

Marcão

Linda postagem!
Vou falar uma coisa:depois de criar o TODAY'S FLOWERS tornei-me um profundo amante das flores.
Minha tia Myriam, que tem um lindo jardim, não se conformava com minha indiferença ao passar pelas sua lindas rosas!!
Hoje ando com a câmera na mão, onde vou acho flores!
Esta semana fui na floricultura do Galvão, numa avenida próxima à região da Av. Paulista, um sítio no meio da cidade, coisa incrível!
Mal comparando seria, em Copacabana, há uns 100 metros da areia, existir um síto de 1 alqueire com plantas e flores.
Foi lá que fotografei os brincos de pricesa, que nunca havia visto antes!!

Grande abraço

Cláudia disse...

Marcos, é mesmo, são essas mimosinhas cor-de-rosa? Eu sabia, pois li a respeito para me informar pra fazer o meu post! E este seu digo mais uma vez que adorei!

bjs

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography