18.10.09

O helicóptero português

Interessante essa atitude de boa parte dos comentaristas portugueses no Jornal Publico (não deixem de ler). Misturam alhos com bugalhos e metem Maitê numa noticia trágica em que homens morreram no cumprimento do trabalho. Alguns chegam ao cúmulo de referirem-se à Maitê Proença com a sigla MP. Aqui, no Brasil, Maitê tem o valor e prestígio de uma figurante de novelas, que um dia já foi famosa. Lá recebe o prestígio de uma sigla, como BNDES, CEF, UNICEF...

Será que têm noção do que seja uma metrópole de 6.000.000 de habitantes? Onde a pobreza e a miséria ainda afloram? Creio que não. Afinal, os portugueses que aqui vivem, vivem muito bem, e bem longe das favelas.

A população portuguesa está estimada em 10.600.000 habitantes. Enquanto no ultimo século vieram para cá, cerca de 1.200.000 lusitanos, sendo que a população portuguesa no Brasil é de aproximadamente 700.000 indivíduos, com maior concentração no Rio de Janeiro, que é considerada "a maior cidade portuguesa fora de Portugal".

Com tudo isso, não vejo um brasileiro que seja, um carioca sequer, reclamando dos portugueses que aqui moram. E tenham certeza de que teriam motivos para tal, pois os portugueses que cá estão, também tiram vagas de trabalho dos que amontoam-se nos guetos da minha cidade e do resto do Brasil.

Portugueses queridos (e falo diretamente àqueles que extravasam sua xenofobia, não à Nação Lusa), deixem para traz esse complexo de inferioridade e sigam suas vidas. Vivam e deixem viver. Não somos mais colônia de vocês. Somos um pais com desafios imensos para resolver, muito longe e bem mais complexos do que qualquer peido que a Maitê venha a dar.

Mas cada um dá valor a aquilo que lhes tem valor. Se o peido de uma idiota tem valor a alguns portugueses, o que se pode fazer?

Marcos Santos
Rio de Janeiro
Brasil

6 comentários:

António de Almeida disse...

Caro Marcos

O seu post tem alguns erros e omissões que importa corrigir.

1-É cada vez mais frequente, infelizmente digo eu, a utilização de escrita SMS, assim sendo não surpreende que Maitê apareça como MP.
2-A cidade com maior número de portugueses fora de Portugal é Paris, fruto das vagas de emigrantes que sairam de Portugal na década de 60, em busca de melhores condições de vida, mas também para fugir à guerra colonial. Acabaram quase todos nos bairros de lata nos arredores da cidade luz, em condições piores que as favelas aí do Rio.
3-Se é um facto que alguns burros se indignaram com um mau vídeo, para mim aquilo é uma tentativa de humor falhada, com alguma ignorância à mistura, o 3 invertido em Sintra tem a ver com o misticismo do lugar, por sinal património da Humanidade.
4-Muitos têm chamado os indignados à razão, também eles ignorantes e intolerantes, afinal foram os mesmos que riram com o Borat. Mas infelizmente a ignorância não tem pátria...

Marcos Santos disse...

Que bom tê-lo aqui, caro António. Mas infelizmente tenho que discordar de seu comenttário, pois nele não vejo o seu ponto de vista sobre o âmago da questão, sobre o que mais nos preocupa, que é a xenofobia explícita contida nos comentários dessa reportagem do Publico, assim como de outros comentários encontrados aqui e acolá.
Reitero que não há no Brasil, esse tipo de sentimento diante de estrangeiros, tampouco diante de portugueses, considerados aqui como homens de respeito e de trabalho.
Quanto a cidade portuguesa fora de Portugal, se é Rio ou Paris...vá lá que o IBGE esteja errado, mas não importa se há outra cidade no mundo com 50.000 portugueses a mais que o Rio. O fato é que aqui vivem bem, tem nosso respeito e nem passam perto dos tais bairros de lata, o que torna essa intolerância xenofóbica algo abominavel e injusto.

Eu preferia que seu comentário fosse nesse caminho.
Quanto aos outros pontos de vista, como escritas SMS,etc...prefiro nem replicar.

Elma Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elma Carneiro disse...

Gostei do seu texto Marcos.
Também não vejo razões para tanta revolta e falatório, parece até briga de comadres por tão pouca coisa.
Que a xenofobia, a arrogância, e esnobismo misturados ao elitismo tomam conta de muitos dos portugueses e é de se notar esse comportamento até nos blogs portugueses (alguns) que se infiltram entre os nossos com suas posturas nada agradáveis, sempre com ares de superioridades e ufanismo bairrista.
Quando da colonização do Brasil os portugueses levaram e saquearam muitas de nossas riquezas, seja o ouro, as pedras preciosas e o nosso pau-brasil, deixando aqui os pobres negros escravizados vindos da África para trabalhos forçados porque os índios que eram muito livres e puros não aceitaram serem servidos como escravos para trabalhar para eles, e os que trabalharam eram por medo das ameaças, pois os portugueses carregavam ferramentas e armas de fogo . Os índios ficaram fascinados com o poder do facão que rasgava e cortava uma árvore em pouco tempo, ou com a água que pegava fogo (álcool).
Cada nau que saía do Tejo trazia refugiados ou aventureiros cristãos-novos para o Brasil que tinham até então tomando conhecimento da prosperidade da região, do afluxo do ouro e do pau-brasil.
Ahhh a historia tem muito que contar, sem falar que na época da colonização, Portugal mandou vir para o Brasil a maioria dos bandidos, presos políticos desonestos ou não, que se encontravam abarrotando suas cadeias como também os padres jesuítas que tentaram matar a língua e a cultura indígena para impor a sua cultura, como a religião cristã. Chamava-se “Catequizar”. O que é isso e para que isso?? Estavam matando uma riquíssima cultura enquanto cobria seus palácios com o nosso ouro e cravejando de diamantes, esmeraldas, e rubís as suas coroas.
Nosso Brasil não tem xenofobia, pois fomos formados por 3 raças, e não temos nenhum resquício nazista dentro de nós.
Reforço o que disse o - Anónimo, Brasil - SP – no comentário da referida matéria sobre a com o título:Traficantes destruíram helicóptero da polícia no Rio de Janeiro. “Todos os problemas que o Brasil tem hoje nasceram em um passado histórico. Deveríamos buscar respostas e soluções na história da colonização brasileira o que nos possibilitaria compreender que a miséria, a desigualdade, o preconceito, a falta de oportunidades, o racismo, o analfabetismo, a marginalidade são frutos dessa colonização. A propósito, o Brasil tem sua população constituída principalmente por europeus colonizadores e imigrantes, seguidos a esses africanos, japoneses e uma minoria que restou de etnia indígena, aliás, a única genuinamente brasileira. Proponho a todos que busquem soluções construtivas, quem sabe começando por melhorar as condições das escolas públicas, pelo que consta tanto um quanto outro país tem muitos problemas a resolver”.

Beijooo

António de Almeida disse...

Mas infelizmente tenho que discordar de seu comenttário, pois nele não vejo o seu ponto de vista sobre o âmago da questão, sobre o que mais nos preocupa, que é a xenofobia explícita contida nos comentários dessa reportagem do Publico, assim como de outros comentários encontrados aqui e acolá.

Caro Marcos, julgo que o ponto 4 do meu comentário esclarece a sua observação, apenas utilizei a expressão indignados e não xenófobos. Não costumo ler os comentários do PÚBLICO, porque aquilo é sempre muito mau, há que relativizar a importância, experimente ir até lá e ler os comentários sobre qualquer outro tema, e verificará facilmente que os comentadores são sempre os mesmos, gente que nem tem paciência ou sabe criar um blogue. De resto já sabe que não dou para alimentar polémicas xenófobas ou racistas, não aturo parvoíce. Os brasileiros sempre tiveram em Portugal uma boa imagem, só que na última década a prostituição em primeiro lugar e mais recentemente alguns marginais têm colocado essa imagem em causa, a ignorância faz o resto quando se toma a nuvem por Juno...


4-Muitos têm chamado os indignados à razão, também eles ignorantes e intolerantes, afinal foram os mesmos que riram com o Borat. Mas infelizmente a ignorância não tem pátria...

Anônimo disse...

CAro Carlos, sou seguidor do seu blog e como este tema está diretamente relacionado com Portugal deixe-me dizer-lhe que realmente a cidade do Rio de Janeiro é a que tem mais portugueses a morar, seguida de Sao Paulo e Paris. Há outro dado interessante acerca disso. Se for a página do wikipedia sobre São Paulo verá que é São paulo a cidade que mais portugueses e luso-descendentes tem, cerca de 4 milhões (e falo em descendência até a 3a geração apenas) sendo a cidade mais portuguesa fora de portugal (Lisboa tem 2.5 milhoes) seguida do Rio de Janeiro e Paris. Eu próprio tenho tios que fugiram de Potugal nos anos 60 para nao terem de ir pra guerra do ultra-mar, e q vivem em Sao Paulo e Santos.
Em relação aos comentários da Maite, realmente importam pouco, e apenas dao azo a comentários de ignorantes de ambas as nações, como dizia aqui alguem, a ignorancia não tem pátria. Eu adoro o seu pais e no proximo ano visitarei a sua cidade, que é sonho antigo meu.
Um abraço

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography