21.2.10

Rio 40 Graus

Isso nunca foi novidade para mim. Sentir temperaturas de 40, 41 e até 42 graus era comum na minha vida. Nasci e cresci em Realengo, na região mais quente do Rio de Janeiro. Aliás, o velho termômetro com a estampa de Nossa Senhora da Aparecida está pendurado na mesma sombra de 40 anos atrás, na casa de minha mãe.


Agora vivemos intensamente o "Aquecimento Global". Não sei a quem interessa essa expressão, mas que tem gente ganhando muito dinheiro com ela... isso lá tem.


Os mesmos 40 graus da minha infância são tratados hoje com grande estardalhaço. Como a temperatura medida não pode ser aumentada, pois o medido está medido e irremediado, inventaram um termo subjetivo, de maneira a informar a mesma temperatura de outrora, com o sensacionalismo de hoje: A Sensação Térmica.


É mais ou menos assim: O meu sovaco hoje está com uma sensação térmica de 42 graus, já os meus testículos que possuem um sistema de auto regulação, afastando-se do corpo quando a coisa esquenta, estão sempre fresquinhos, mais ou menos a uns 35 graus.


E assim acontece na vida, mas não satisfeitos das temperaturas nunca chegarem aos 45 ou 48 graus, os donos da mídia nos informam com grande alegria: "A sensação térmica hoje chegou a 50 graus", diz a mocinha do tempo, toda satisfeita e sorridente.


Ao ouvirem isso, os velhinhos logo começam a sentir falta de ar, sentem-se abafados, a pressão aumenta e o resultado tem sido trágico. Ou alguém nunca ouviu falar em somatização? Pois então, os pobres velhinhos somatizam os 50 graus da mocinha sorridente e acabam batendo as botas.


Pense nisso, se fosse da maneira como eles divulgam, meu saco já estaria arrastando no chão.


Será isso, um complô contra a turma da terceira idade?
Parece coisa do INSS.


Faz sentido...

6 comentários:

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Verdade, Marcão. Tem muito 171 por ai, e gente que nao sabe sobre o que escrever. Daí, inventam estas coisas. Só gostaria que algum deles me explicasse como é que eles medem a tal de sensação termica. Gostaria de conhecer o aparelho que faz essa medição. Deve ser algo recolucionario, que só os grandes papas da imprensa conhecem.

chica disse...

Ri muito por aqui desse jeito irreverente e tão legal de colocar um tema tão comum:CALOR...Muito bom! abração,chica( Ah! e aqui noSul, em Porto Alegre, estou achando que o inferno se transferiu pra cá!)

Luiz Santilli Jr disse...

Olá Marcão

Fui passar a semana do tal de Carnaval em Santa Cruz das Palmeiras!
Fazenda de cana, piscina, comida boa e muita cerveja!!Tranquilidade total, sem barulho ou bagunça!!
Sensação térmica é história pra boi dormir, pois para avaliar a quantidade de calor só existe um aparelhor, desde nossa infância: é o tal de termômetro!
O resto é papo da Global para enganar trouxa!!!
Dentra das picina a "sensação térmica era demais de boa"!!!!!

Abração

Luiz

Blogat disse...

Uma boa maneira de enfrentar a fornalha...rindo dela!
Um abraço cheio de "sensação térmica". Maria Alice

This Is My Blog - fishing guy disse...

Marcos: I think that a lot of these climate changes are not new. They are cyclic and will come again. We had more snow in February (29")then any other recorded year.

José Manuel Marinho disse...

Muito bem visto, Marcos. Olhe aqui em Portugal há um Inverno como não lembro e ... auecimento global para aqui e para acolá. Que irão dizer agora? Arrefecimento global face às "medidas tomadas"? Deixai-me rir!... A Natureza é o único grande juiz. Tudo de bom.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography