10.10.11

Zabelinha Onze-horas

Meu amigo gosta muito das flores chamadas de "onze-horas". Outro dia ele me veio reclamando de um tipo de abelha que corta a parte inferior da flor, facilitando a acesso ao nectar.


- Veja só, essa abelha está estragando as flores. Ela fura na parte de baixo. As flores ficam feias.


Reconheço que não dei muita atenção ao assunto, pois eram apenas abelhas e flores. Nada mais natural. Mesmo assim peguei minha câmera e tirei algumas fotos das flores com suas respectivas abelhinhas.


O dia passou, eu esqueci do assunto...mas meu amigo não. 
Essa semana ele veio com ar de vitória, me informando que as abelhas não incomodariam mais suas "onze-horas" .


- O que você fez? Perguntei, imaginando que ele tivesse coberto as flores com alguma tela, ou véu...
- Taquei inseticida. Respondeu ele.


Na hora não acreditei no que tinha ouvido, pois meu amigo alimenta as sabiás soltas na natureza com uma penca de bananas todos os dias. Não é do tipo de pessoa que envenene abelhas. Mas ele fez....


Não sei se isso vale de consolo para as abelhas, mas na hora só pude argumentar para ele:


- Meu querido amigo, as plantas criam suas flores para as abelhas e para os outros insetos, não para você ou para mim. Essas "onze-horas" provavelmente querem atrair justamente esse tipo de abelha, que corta o fundo de sua flor, facilitando a queda do pólen no solo.


Ele não me deu muita atenção e só restou-me refletir sobre o assunto:
Definitivamente nós não somos desse planeta. Mesmo quando somos bons entre nós, para a natureza somos como a Medusa, cujo nosso simples olhar transforma tudo em pedra, em morte.


Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, obg. Me fez refletir sobre as abelhinhas que estão nas
Minhas flores onze horas, vou deixa-las colherem o quanto polem elas quizerem pois é da natureza mesmo.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography