30.11.07

Fruta Popular





...A conversa estava animada à mesa do restaurante Frango Assado, na Rodovia Washington Luis, em Raiz da Serra e eu, como sempre, de bicão. Afinal universitário e duro, só freqüenta restaurante na aba do sogrão.
Alguns galetos com farofa e fritas depois, somando-se a muito chopp, é chegada a hora da sobremesa.

Minha então futura sogra, de cara já joga uma ducha fria e vai logo pedindo o café, meu cunhado e minha namorada a acompanham no pedido.

Eu sinceramente hesitei... não existia num raio de cem quilômetros, café pior do que o cafezinho de bule do Frango Assado.

Já estava quase me entregando ao digestivo requentado, quando uma voz salvadora surge em meio ao burburinho do restaurante.
Meu sogro, com seu jeito despachadão e sem pressa de ser feliz vira-se pra mim e comenta:

-Quero tomar um sorvete! Você quer?
-Quero! Respondi de pronto.

-Então escolhe um bom pra gente. Autorizou-me o bom corôa.

Na mesma hora acenei para o garçom e assim que ele encostou ao meu lado fui perguntando:


-Vocês têm sorvete de quê?
-Todas as frutas, respondeu-me o serviçal sorridente.
-Então traz dois de fruta-de-conde.


Aí o garçom desenterra um, até então oculto, sotaque paulistano e "manda", em tom repreensivo:

-É de fruta popular, né ôô meu!

Com a velocidade de um raio, reformulo o pedido do sorvete com uma fruta bem popular.

-Então traz dois sorvetes de banana.

O garçom, já enrubescido e esquecendo-se totalmente da popularidade nacional da banana, retruca:


-De banana não tem, né ôô amigôô.
-Maçã, então?
-Não tem.
-Laranja?

-Tá de sacanagem comigo né ôô bacaná?

Sentindo que o “distinto” estava perdendo a compostura, resolvi não mais arriscar minha integridade e perguntei:

-De que frutas populares são feitos os seus sorvetes, afinal?
-De todas as frutas populares. De baunilha, de flocos, creme, napolitano... .



Em outras palavras, ele só tinha KIBON...



Marcos Santos
Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

O cardápio apresentado está apetitoso,mas o sorvete de fruta popular de baunilha, do texto, Ah! esse sei não.
Denise BC

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography