13.6.09

Blogosfera Multiperfil

João Ricardo de Souza Silva...

Esse é o nome completo e fictício do nosso herói.

Para alguns, ele é o João de Souza. Para outros...sobrou Ricardo Silva, embora ainda guarde no estoque o João Ricardo, o Souza Silva, o João Silva e finalmente o Ricardo de Souza. Mas os perfis utilizados eram o João de Souza e o Ricardo Silva.

Eu era amigo do João de Souza.
Sujeito de opiniões políticas e humanísticas, João era um bom papo. Trocávamos muitas informações a respeito de nossos países, nossos diferentes cotidianos. Sim, João era de outro país, era do país imaginário de Portoganso. Mas tínhamos uma relação saudável... de trocas de fotos, trocas de informações sobre nossas famílias, qual foi a programação do fim de semana...essas coisas. Era bem legal.

...E João de Souza também era Ricardo Silva.
Sujeito quieto e na dele, Ricardo não se metia com assuntos opinativos. Gostava mesmo era de fotografar. E como fotografava...Minha relação com Ricardo era bem discreta.
Embora eles fossem um só, João e Ricardo lidavam comigo de maneiras distintas. Ricardo nunca gostava de muito papo, já o João...esse era um papo quase diário.

Um dia descobri que João de Souza e Ricardo Silva eram na verdade, o João Ricardo. Os dois eram perfis diferentes do mesmo cidadão.
Estranhei um pouco, mas acabei me acostumando com a situação e continuei lidando com meu amigo João de Souza, o homem das "opiniões".

Um belo dia João falou-me que estava cansado da bloga. Estava dando atenção demasiada à blogosfera, em detrimento de sua família. Concordei com ele e resolvemos diminuir nossos ritmos. Nossas conversas foram reduzindo, reduzindo, reduzindo...quase já não nos falávamos. Meu amigo estava distante e eu respeitava a sua decisão. Não há nada mais importante do que nossa família.

Certa vez, passaretando pela web, fui surpreendido por grande atividade blogosférica de Ricardo Silva. O homem de poucas palavras e muitas fotos, havia se transformado num homem de opiniões, de muitos verbos.

Juro que não teria me desapontado, se essa atividade tivesse sido coisa recente...mas a verdade foi que apenas o meu amigo João de Souza havia parado. O cidadão João Ricardo havia continuado, e com ele todos os seus amigos de Portoganso...todos, menos eu.

Meu amigo havia sido silenciado, assim como nossa amizade.

A bloga é assim mesmo. Aqui se faz, aqui se aprende, mas "aqui" está longe de substituir o aperto de mão, o abraço apertado, o beijo no rosto, o sorriso sincero. A blogosfera é um lugar virtual, de amizades virtuais...de multiperfis. Não esperemos mais do que ela possa nos dar.

Nosso desafio aqui, não é descobrir os perfis das pessoas, e sim a pessoa por trás dos perfis.

A solução é ficar atento. Só assim você conseguirá enxergar todas as faces , "dessa" ou de qualquer outra "figura".

Eu sou Marcos Santos. O mesmo da foto 3x4 que aparece sorrindo quando comento em seu blog.

6 comentários:

Ramosforest.Environment disse...

Já comentei lá no Quiosque.

Mariano P. Sousa disse...

Interessante amigo Marcos!
Tem muitos multperfis na net.
e tem gente que usa essa atitude maldosamente!
Abraço!

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Marcão, sei texto está perfeito. Nada substitui a presença fisica das pessoas. Assim, voce pode perceber o olhar, os gestos, a expressao corporal, enfim, sentir a pessoa no mundo real.
Tbem já tive meus enganos por aqui.
Abração!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Que texto!!!!!!!!

Tenho medo das pessoas da blogosFERA, mas tbm tenho medo das pessoas na vida real...

Protegidas pela invisibilidade física são piores..ou não..vai ver que por causa desta proteção, elas se mostram na sua verdadeira essência.

Bjs
Descolada

Anônimo disse...

Manda um beijo para o Ramosforest, aí de cima.
Esse é boa pessoa.
Saudades dele.

Bjs
Descolada

João Esteves disse...

Pois bem, Marcos, e eu sou Neo-Orkuteiro. O mesmo da foto 3x4 que aparece de óculos e bigodudo quando ... ih, é a primeira vez que comento neste seu blog!

Mas já fomos colegas de GO. Lá, eu era João Alves, escrevia o Veleidades e éramos contatos até onde me lembro de pouco nos visitarmos.

Mas aqui tudo parcece novo, e você também é meu colega de Quiosque.

Gostei bastante da presente blogada, que li ao som de uma canção bem legal (... o corpo pede um pouco mais de alma...)

Um grande abraço.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography