16.7.10

Minc e as sacolas

A lei das sacolas plásticas, de autoria do Deputado Carlos Minc e sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho, traz a tona uma característica curiosa de seu autor.


Segundo consta da imprensa, a tal lei traz as seguintes obrigações aos supermercados:
1)Dar gratuitamente sacolas retornáveis aos clientes;
2)Oferecer um desconto de R$ 0,03 a quem levar bolsas retornáveis para transportar as compras, a cada cinco itens adquiridos;
3)Trocar um quilo de arroz ou qualquer outro produto da cesta básica, de valor similar, a cada devolução de 50 sacolas, que devem estar limpas.(Limpas em que nível?)


Agora vamos à prática:
1) Se os supermercados vão distribuir gratuitamente sacolas retornáveis aos clientes, dentro de pouco tempo estas sacolas, mais fortes, com mais peso e igualmente maléficas ao meio ambiente, estarão infestando os lixões, pois os clientes farão questão de não levar as suas velhas sacolas caseiras, visto que receberão uma sacola nova, mais forte, mais bonita e ainda por cima, de graça. A médio e longo prazo, essas sacolas terão o mesmo destino das sacolas atuais, o lixo;


2) Se os mercados oferecerem para quem levar sacolas retornáveis, o desconto de R$0,03 em cada cinco itens comprados, esse custo será repassado para todos os consumidores e no final todos pagarão;


3) Agora imagine o novo leque de trabalho dos catadores de lixo:
O esvaziamento de sacolas encontradas no lixo (obviamente contaminadas), juntando cinqüenta delas e trocando-as por um quilo de arroz. O que mercados farão com essas sacolas, repito, contaminadas? Nos devolverão com nossas compras em seu interior? Imagine ainda a nova estrutura montada nos mercados para efetuarem essa troca. Esse custo seria repassado para quem?


Caro Deputado Carlos Minc, não bastaria que os mercados cobrassem uma mixaria pelas sacolas? O custo seria direcionado para quem as comprasse. As pessoas naturalmente levariam suas sacolinhas de lona às compras, como nos tempos da vovó.


Como se pode notar, uma lei feita por alguém que não se preocupou em fazer uma pequena reflexão sobre a mesma. Eu levei apenas cinco minutos de meu tempo. Carlos Minc, ou não levou nenhum minuto, ou é muito burro (ou esperto).
Na minha modesta opinião, Carlos Minc é daquelas pessoas que vagueiam entre a política e a vadiagem, nunca tendo contato com o trabalho de fato, pois quem trabalha não gasta tempo para bolar uma lei tão ineficaz, tão idiota quanto essa.

E se não quiser receber críticas, comporte-se de acordo com o cargo que exerce. Acima de tudo, nos respeite. Nós não somos os imbecis que o senhor imagina.

PS.: Eu já estou de saco cheio (saco retornável) dessas figuras.


Marcos Santos
Rio de Janeiro

2 comentários:

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Sensacional seu texto. Saco retornavel está otimo!!!!!

Luiz Santilli Jr disse...

Marcão

Como sempre, um engenheiro pensa muito mais rápido do que um minc!
Fantástico seu comentário, que expõem com clareza absoluta em mãos de quem está este país!!!!
E agora com a dama de ferro no poder, vamos ver quanto dói uma saudade!!!
Saudade de quando a gente acreditava que éramos o Pais do futuro!!!

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography