24.1.09

Como postar fotos grandes no Blogspot - Parte 1

Tenho sido questionado por alguns amigos, quanto ao método de postagem de fotos maiores em meus blogs. Como na rede, a informação deve circular, aqui vão as dicas para todos postarem aquelas fotos bem bonitas e que enchem toda tela do monitor.

Em primeiro lugar, devo confessar que encontrei esse método de maneira empírica. Logo, não posso afirmar que seja o melhor, mas apenas o método usado para postagem de minhas fotos.

Então vamos lá, passo a passo:

1) Salve seu blog

Estando logado no Blogger, vá em "Personalizar". Acesse a aba "Layout" e em seguida a sub-aba "Editar HTML". Clique em "Baixar modelo completo" e siga as instruções. Caso queira fazer o upload do seu, ou de outro modelo, utilize a janela logo abaixo, onde temos os botões "Arquivo" e "Fazer upload".


2) Escolha o template correto.

Ainda na aba "Layout", vá na sub-aba "Escolher novo modelo". Arraste a barra de rolagem até encontrar e marcar o modelo "Minima Stretch".
Salve o modelo.


3) Escolha a melhor cor, para seu blog de fotos.

O "Minima Stretch" vem na cor branca, então aproveite o seu posicionamento na página de edições "Layout" e clique na sub-aba "Fontes e cores". Normalmente as páginas mais escuras dão resultados melhores com fotos, mas tudo é uma questão de gosto.

Explore suas possibilidades com todas as variações e escolha o que mais te agradar. Não tenha medo de arriscar. Lembre-se que seu template foi salvo anteriormente e isso é apenas um blog, nada mais.

Note que na medida em que vai marcando as cores, a imagem do seu blog vai acompanhando os movimentos e mudando. ( Se houver caso de arrependimento, basta sair da edição sem salvar)

Escolheu as cores do teu agrado? Clique em "Salvar alterações".

Seu blog já está pronto para postagem de fotos grandes e bonitas, mas esses passos ainda não são suficientes.
Procure baixar e instalar o programa organizador de fotos Picasa 3, postado a pouco tempo aqui mesmo. Esse programa facilita muito, a vida de quem quer postar fotos.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

12 comentários:

Joice Worm disse...

Hehe.. essa eu já sabia.
Como está o meu amigo querido?
Passo para lhe deixar um beijo graaande, grande...

jugioli disse...

Marcos, gostei da sua informação.

Há também uma outra maneira, quando a foto estiver postada, entre no Htlm modo escrever, você visualiza sempre um formato padrão da foto: ( s400), é o que os blogs colocam, e voce pode puder para vários outros tamanhos já testados por mim e por uma amiga bem mais entendida que eu.
os valores são:
s640
s800
s1024
s1280
s1440
s1600

depois de alterar o (s400) para o valor do tamanho da foto que voce quer, volte ao html, e daí e só publicar.

bjs.

JU

Marcos Santos disse...

Obrigado Ju

Essa é a segunda parte do post, pois ficaria muito grande de postar de uma vez só.

Beatriz Lo Russo disse...

Estou tão "molinha", que nem com beabá acho que consigo!!
Coisas de DNA!!!rsrsrsrsrs
Beijão da Bia

Raquel disse...

Oi Querido,
É verdade andei bem sumida, mas mesmo assim sempre dava e dou uma passadinha rapida e suas paginas e a da De, mesmo que nao deixe comentario. Adoro vcs!!!
Espero conseguir dividir melhor meu tempo e nao sumir mais, pelo menos ñ por mto tempo.
Adorei esse post e vou aguardar o de amanha.
UM beijo imenso a vc e a family e um 2009 mto especial.

Anônimo disse...

Muito bom a gente dividir com a blogosfera os nossos conhecimentos.

abs

meire

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Marcos, que super mega dica. Eu me atrapalho um pouco na hora de ver toda essa parafenália de ferramentas. A Rose tem me ajudado com os blogs e eu ando fuçando e descobrindo algumas coisas legais.
Valeu Marcão, adorei a aula.

Passa no meu blog culinário pra conhecer.
Abração com saudade!

Anônimo disse...

Obrigado. Hei-de tentar. Boa ideia. Tudo de bom.

Unknown disse...

Marcos eu tenho pensado muito sobre fotos e anexos no blog. Em Macapá entrei com muita dificuldade em blogs com muitas fotos, tudo por conta da conexão. Às vezes não conseguia nem ver as fotos e pra me deixar mais nervosa, um blog com muitas fotos e adereços demorava de 10 a 20 minutos...bjks

Anônimo disse...

Marcos, faço diferente. Eu primeiro deixo a imagem do tamanho que quero no editor de imagens, qualquer um que esteja no seu computador.
Faço o upload pelo blogger dentro de uma postagem, clico em visualizar e com o lado direito clico em visualizar em outra aba. É mostrado o tamanho original da imagem, o tamanho que redimensionei anteriormente. Clico em copiar endereço da imagem e insiro na postagem usando o codigo html. Só isso!

No seu caso, além da imagem, ensinou a muitos como escolher um template do blogger e personalizá-lo. Acho que o titulo da postagem deveria ser mudado, tipo: Personalize seu template e redimensione imagens.

Boa semana! Beijus

sonia a. mascaro disse...

Ótimas informações, Marcos!

Aqui vai uma informação sobre o Ecological Day. A querida amiga Elma, do Caliandra do Cerrado passará a hospedar o Ecological Day a partir do próximo dia 2 de Fevereiro. Estou muito contente com esta parceria, pois seus post sobre Ecologia sempre foram excelentes! Aqui o link para o Caliandra do Cerrado
Esperamos por sua participação!
Abraços.

Ganhe Dinheiro Já disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography