11.11.08

Adoção à Brasileira


Na blogagem coletiva sobre Adoção, tentei uma abordagem instrutiva, com classificações e definições, estatísticas e resultados. Cheguei mesmo a me aprofundar em determinados assuntos ligados ao tema, como é o caso da "Adoção à Brasileira"...

E o que seria a "Adoção à Brasileira"? Esse fato ocorre quando pais não biológicos registram uma criança, como se deles fosse. Normalmente usa-se o expediente do falso parto em casa, assumindo como se o bebê tivesse sido gerado pelo casal.


...mas apesar de tomar conhecimento desses pormenores, apenas um fato me vinha à mente. Esse não tem estudos ou levantamentos de entidades especializadas. Esse fato é apenas um sentimento que me incomoda, a partir de uma observação muito particular. A pirotecnia da adoção.

Tenho muitas dúvidas, se uma adoção pop-estrelar, regada a muita mídia, seria benéfica aos adotados, bem como aos preteridos, refugados daquele show. Nutro uma grande desconfiança , quanto a sinceridade desses atos.

Aqui mesmo, no Brasil, já houve o caso de um notável ser pego em flagrante com drogas (se não me falha a memória, cocaína) e algum tempo depois vir a público em ato adotivo midiático. Não sei até que ponto a adoção teria como pano de fundo, a preocupação em tentar melhorar a própria imagem, um pouco arranhada pelo pó.

Fica ainda uma outra questão. Você adotaria um desses, da foto?

Enfim...casos para pensarmos e percebermos que adoção deve ser obrigatoriamente um ato de amor.

Se não for assim, esqueça.

Marcos Santos
Rio de Janeiro


Photobucket

Essa foi a contribuição do Boca Diurna para a coletiva "Adoção, um ato de nobreza", idealizada e proposta por Georgia e Dácio, hospedada no Blog Blogagem.

10 comentários:

Anônimo disse...

O seu remate final diz tudo!
Adoptar para mostrar que é gente chique ou para preencher falta de qualquer coisa, quando nós não estamos disponíveis para retribuir não vale a pena.

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Marcão, estou de acordo com o que vc falou. Tem artista que adota estas crianças apenas para aparecer. Se sentem bem, mostrando alguma suposta fidalguia. Porem, só o fazem para aparecer mesmo. Lamentavel que usem crianças para se promoverem na midia. Alias, eu ando meio de saco cheio desse negocio de celebridades. tem gente vendendo a mae para conseguir ser uma celebridade!!!

Forte abraço!

Joice Worm disse...

Tens razão Marcos. Primeiro acho que a maioria dos artistas que adotam uma criança, o fazem por mídia publicitária, pois quando se separam, não sabem o que fazer com o "problema". Acho que até apetecem abandonar como a um cão... Deus queira eu que esteja a ser injusta. Mas me arrepio quando vejo elas a andarem de um lado para o outro com o filho adotado bem vestido, sem saber o que se passa.
Segundo, foi uma chamada de atenção muito pertinente esta sua... Ainda não tivemos notícias de adoções de pessoas com deficiências físicas... Porque será? Será que só amam o que é perfeito?
Bem pensado, Marcos...

Eliana Gerânio Honório. disse...

Muito obrigada!

Gostei da postagem.

Abraços

Eliana

♥ Denise BC ♥ disse...

Conheço algumas pessoas que adotam deficientes, mas essas estão muito longe da mídia. Aliás o mais perto que chegam da tal mídia é assistindo o "Domingão do Faustão" em uma televisão velha ligada em uma tomada de gambiarra.
Bjs

Anônimo disse...

Marcos voce tem razão.
É uma boa questão a ser debatida pois o que vale é a adoção com amor efetivo e não por amor egoista.
Mas ainda tem muito nesssa história a ser discutido.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Marcos, eu tb tenho muitas dúvidas se alguns artistas nao estao adotando para brilharem ainda mais diante do público. Lastimo pela crianca.

Infelzmente a vida tem dessas coisas.

Muitas pessoas adotam criancas doentes e com alguma deficiência. Mas sao poucos. Poucos mesmo.

Obrigada pela participacao.

Um abraco e boa semana

Cybele Meyer disse...

Olá Marcos,

Adorei seu post. Não vou aqui me deter citando ninguém, mesmo porque, sabemos que a quantidade de pessoas que incorrem neste erro é enorme! Acredito que muito mais que proporcionar uma situação financeira confortável ao adotado é o amor que se dedica a ele. É por isso que ao incentivarmos a adoção devemos lembrar que "é para sempre". É fundamental estar consciente da responsabilidade que está assumindo. Adotar simplesmente para desviar o olhor dos outros para uma situação delicada vigente é incorrer em dois erros, e o que é pior, envolvendo um inocente.
Abraços e sucesso!

Fábio Mayer disse...

Esta sim, é uma questão relevante dentro de outra, a adoção.

Eu penso que um juiz, quando analisa a questão, deve também investigar a fundo casos como este, de celebridades que de repente, em baixa na carreira ou envolvidas em casos obscuros, resolvem adotar para mostrar por meio da revista Caras como são boas pessoas.

Adotar é ato exclusivamente de amor para dar, não pode estar ligado de jeito algum a qualquer interesse fora disso.

Nadja Kari disse...

Uma amiga da minha mãe, no final do ano passado, adotou uma menina. Seus filhos biológicos já são grandes, todos mais velhos que eu( na faixa dos vinte e tantos anos). A filha biologica estagiava numa creche e sua mãe sempre ía visitar, um dia, apareceu uma nenem com deficiencia mental, muito pequena e com quase nenhuma expectativa de vida. Após conviverem um pouquinho com a menina, ainda quando ela era bem pequena a mãe começou o processo de adoção. Hoje, cercada de todo carinho e atenção da familia, a mari está grand,e forte, e faz coisas que não eram esperadas para quem possui sua doença ( como segurar a propria cabeça). E é encantadora...

Mas eu entendo sua preocupação quanto a adoção rodeada da mídia, mas muitos desses casos são genuinos. Outros até nunca ficamos sabendo, apenas anos mais tarde... Mas acho que também muita gente se aproveita disso, achando que apenas o dinheiro ja serve para melhorar a vida da criança e que sua imagem será santificada com este ato...

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography