15.11.08

Somos uns filhos da puta


É só isso que tenho a dizer, quando leio esse tipo de notícia.

Estudante brasileiro é barrado no aeroporto em Londres

Ele ganhou a viagem em concurso de arte promovido por clube em Curitiba.
Jovem afirma que se sentiu humilhado pelos agentes da imigração.


O estudante de artes plásticas Silvio Rodolfo, de 25 anos, foi barrado no aeroporto de Londres e passou três dias detido antes de ser deportado para o Brasil. Ele chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde de quinta-feira (13).

“Se eu tivesse levado um tapa na cara, seria menos humilhante. Eles me trataram com muita arrogância, fizeram terrorismo psicológico. Eu me senti discriminado”, afirmou Rodolfo ao G1. O estudante, que mora em Curitiba, vai passar alguns dias na casa de parentes em São José dos Campos (SP). "Eu queria sair para mostrar meu trabalho, acabei voltando para o interior do país."


Rodolfo contou que ganhou a passagem para a Inglaterra e R$ 3 mil para gastos com a viagem em um concurso de arte promovido por um clube em Curitiba. Ele pretendia visitar museus e entrar em contato com representantes de galerias de arte em Londres para tentar expor seus trabalhos. A gravura vencedora viajou com ele.

Rodolfo conta que apresentou uma carta da organização do clube, escrita em inglês, atestando as informações, além de ter mostrado a passagem de volta ao Brasil e comprovado que tinha dinheiro na conta.

De acordo com o estudante, o responsável pela imigração não acreditou que ele venceu o concurso e questionou todos os documentos apresentados por ele. Rodolfo afirma que teve a bagagem revistada e o celular apreendido.

“Eles me chamaram de mentiroso e me mandaram de volta. Podiam ter checado as informações. Minha vida está em Curitiba, não pretendia ficar lá”, afirmou.

Prisão
O estudante conta que ficou detido no aeroporto junto com estrangeiros de vários países por algumas horas. Depois, ele foi levado de carro para um local semelhante a uma prisão.

“Eu fiquei em uma cela. O lugar tinha grades, senhas nas portas para entrar e sair e não falaram comigo. Fui levado na madrugada de terça-feira e só saí de lá na quarta-feira, quando voltei para o aeroporto e embarquei”, disse.

Rodolfo afirmou que ainda não sabe o que vai fazer sobre a deportação. “Eu não gosto de brigar. Acho que vou entrar em contato com o clube para tentar conseguir outras passagens para lá ou algum outro país, não sei ainda. Foi uma humilhação que eu passei. Não sei se quero voltar à Inglaterra, apesar de ser interessante profissionalmente para mim”, afirmou.

Rodolfo está com trabalhos expostos em uma galeria chamada A Casa, em Curitiba. A exposição “Abrigo” termina no dia 15 de novembro. Ele também expõe desenhos, gravuras e fotos em um bar chamado Era só o que faltava, na Av. República Argentina, 1.334, também em Curitiba.


O G1 tentou entrar em contato com a embaixada da Inglaterra, em Brasília, e com o consulado, em São Paulo, por volta de 18h, mas não obteve retorno.


Notícia transcrita na íntegra a partir do G1

Depois de ler todo esse absurdo, vamos combinar:
Somos ou não somos, uns filhos da puta?


Quer dar um prêmio? Quer passear? Procure um país onde te tratam como gente. Visite o Brasil, a Argentina, o Chile, o México, o Peru, o Caribe...

Trato com xenófobo, dá nisso.



Marcos Santos
Rio de Janeiro

8 comentários:

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Marcão, destes arrogantes nao pode se esperar outra coisa. Ainda pensam que sao os donos do mundo, e que isso aqui é uma colonia do imperio. Ainda nos veem como barbaros, que precisam ser civilizados. Eu ainda acho que deveriamos dispensar o mesmo tratamento para eles. Quando chegassem aqui, nós os mandariamos de volta, sem antes passarem tres dias em uma cela de delegacia. Aí sim, eles iriam nos considerar civilizados.

Abração!!!!!!!!!!

Mariano P. Sousa disse...

Marcos!
Primeiramente é ,muito legal passar aqui nesse belo espaço, sempre com um assunto interessante.
Referente a certos países, é melhor despresá-los, assim evitamos ser tratados como fora da lei, Engraçado! QQuando eles chegam aqui, são tratados como gente, apesar da arrogança deles com os estrangeiros.
Mais como você descreveu Marcos. Ha países que tratam seres humanos.
Pode se ter como melhores opções.
Forte abraço e parabéns pelo post.
Mariano P. Sousa

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Marcos, que notícia mais triste, é muito hmilhante, tenho pena de sistema destes, que não respeitam as pessoas... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Tiago R Cardoso disse...

olha lá, nós por aqui (Portugal)não somos assim tão maus, tem casos, mas apenas idiotas com tiques de outros tempos.

Aquele abraço.

joshua disse...

Marcos, tu nem por um momento penses que os Ingleses, Alemães, Franceses e Espanhóis, com uma história imperial dentro da própria Europa ao contrário de Portugal, com uma história imperial exclusiva e completamente fora da Europa [em África, na Ásia, na Oceania, na América do Sul] têm uma atitude diferente em relação aos portugueses, sobretudo quando vêm para cá passar férias no agradável Algarve e ser por lá donos de quase tudo e todos.

O que o Rudolfo deveria ter feito era escalas: entrar por Portugual e viajar, por outros meios, até à Inglaterra. Foi um pena dar ocasião a alguns elementos de um povo orgulhoso e pedante comó caralho para exercerem o espectáculo humiliatório que agora, a pretexto da crise, quererão fazer mais vezes.

O que fizeram ao Rudolfo é típico de esses povos convencidos de serem mais desejados e invejados do que a bala que matou John Lennon.

Aquele Abraço

Beatriz Lo Russo disse...

Dá uma raiva danada destes idiotas!!!!
Coitado do rapaz, passar por uma humilhação deste tipo!
Mas ele ainda pensa em voltar lá??
Masoquista!!!!!!!!!!!!!!!!
beijos Bia

Luiz Santilli Jr disse...

Marcão

É evidente que isso é uma barbaridade!
Mas eu não me espanto mais, não!
Em 1993 viajamos eu e mais cinco professores universitários, à França.
Tínhamos uma carta de convite de Instituições de Ensino Superior da França em papel timbrado deles e o nosso credenciamento em papel timbrado da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, pela qual viajávamos para contatos de eventuais convênios.
Eu quase saí no braço com o fulano do Consulado Francês aqui na Avenida Paulista, não tivesse sido afastado do balcão pelos meus amigos, tal a arrogância do fulaninho!
Pensei até que havia melado a viagem!
A arrogância deles não tem limite.
No fim o idiota até maneirou e pudemos viajar!
E os portugueses que ponham as suas barbas de molho, pois ano passado, no Aeroporto de Lisboa, o idiota do check-in quase nos deixou pelados, estávamos em três brasileiros e ficamos de meias, calça e camisa, pois até a cinta mandaram tirar.
E não foram nem um pouco gentis conosco, embora estivessemos muito bem vestidos e todos com mais de 60 anos e íamos para Frankfurt, assistir à Feira Mundial do Livro, eu escritor e os dois donos da minha editora!

Plus çá chage, plus c´est la même chose!

António de Almeida disse...

É lamentável a prepotência de funcionários nos aeroportos um pouco por todo o mundo. Também tive a minha dose em Miami ainda antes do 11 de Setembro, primeiro por acender um cigarro numa área interdita, não tinha reparado na sinalização, depois para passar no controlo. Mas em países do 3º mundo já tive de gratificar polícias para me colocarem o carimbo de saída. Imbecis existem em qualquer parte.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography