1.11.08

Os Bandidos da Rede


Atenção!!

Aproveitando um e-mail recebido por minha esposa, estou postando mais uma dica. No caso de hoje, será sobre segurança na Web.
Esse é um clássico golpe, aplicado por bandidos digitais.

Na mensagem, ele age como se fosse o setor de cadastro Caixa Econômica Federal. Mas isso vale para qualquer banco ou entidade, onde você tenha ou não cadastro, pois essas mensagens são emitidas a esmo e todos recebem, sendo ou não cadastrados.

Os passos básicos a seguir, são os seguintes:

1°) Bancos nunca enviam mensagens de atualização cadastral por e-mail. Toda e qualquer atualização de cadastro deve ser feita dentro dos Sítios dos Bancos, os chamados Internet Banking, ou na própria agência bancária.

2°) Sempre que receberem uma mensagem desse tipo (sendo ou não, de banco), passem o cursor sobre o link indicado (destacado em verde) e comparem com a resposta do link, na barra de status (destacado em vermelho).

3°) A Barra de Status é de suma importância para a sua segurança. Se o seu navegador não estiver exibindo, vá no menu "Exibir" e marque a opção "Barra de Status". (Válido para o IE e Firefox) .

4°) Se possível, enviem alertas para sua rede de amigos, evitando que alguém caia no golpe. Tomando sempre o cuidado de relaciona-los na caixa "Adicionar Cco"(Com Cópia Oculta), pois assim, você não os coloca em risco, evitando divulgar seus endereços de e-mails na rede.

5°) Não há anti-vírus que consiga impedir esse tipo de golpe, pois o objetivo do golpista é confirmar seu email e roubar seus dados cadastrais, que no caso, seriam transmitidos pela própria vítima. Portanto, fique sempre de olho na sua Barra de Status
, pois nesse caso específico, ela é a sua maior aliada.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

por aqui também andam no mesmo caminho, normalmente usam o BCP e a CGD.

Só- Poesias e outros itens disse...

Muito obrigado por enviar esta informação.

Anotei e registrei para meus amigos.


Ju Gioli

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography