2.5.09

A Figa

Sua origem é incerta. Na Grécia e Roma antigas, a figa era usada como amuleto sexual em cultos à fertilidade e à fecundidade, e podia ser vista no pescoço de mulheres e crianças. O polegar entre os dedos médio e indicador representaria o órgão masculino penetrando o triângulo feminino. Os povos clássicos acreditavam que, ao portar tal objeto, a pessoa afastaria o risco de se tornar infértil e conseqüentemente, solteira. Arqueólogos encontraram inúmeras figas nas ruínas de Pompéia e Herculano.
Com o tempo, a figa passou a ser utilizada também para proteção contra mau-olhado, feitiços e influências negativas.




Trazida ao Brasil pelos europeus, rapidamente ganhou fama de amuleto poderoso e terminou por ser incorporada à tradição afro-brasileira, que crê no seu poder de “fechar o corpo” e garantir sorte e proteção a seus portadores, livrando-os das forças do mal. “A figa é um dos mais antigos amuletos contra o mau-olhado”, escreve o folclorista Luís da Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro. Costuma-se usá-la no pescoço, presa a um cordão, ou em pulseiras. Há ainda figas que empregam materiais como arruda e guiné, plantas tidas como muito próprias para afastar energias negativas.




A figa acabou também ganhando formatos de totens e obeliscos, numa clara representação do falo.



Estas fotos foram tiradas em um hotel, onde passei um final de semana com minha família. Realmente a primeira foto lembra algo como uma penetração sexual, bem diferente do sentido atual ... da boa sorte.


Fonte: http://vidasimples.abril.com.br

4 comentários:

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Marcão, na verdade, eu tenho medo desse negocio de amuletos, mandingas e eteceteras.... Não gosto de mexer nestas coisas de espiritos, fico receoso, né???
Voce sabe, tive formação catolica, estudei em colegio de padres... tenho medo de alma!!!!
Abraço!!!!!!

Anônimo disse...

Gostei demais de aprender sobre "a figa"

Não, não acredito que objetos tenham poderes MAS creio que pessoas que acreditam conseguem efeitos que atribuem aos objetos.

Bjs
D - de desacreditada

Francisco Coelho disse...

Vivendo e aprendendo,sempre achei que a figa tinha vindo com os negros trazidos da Africa.


abraços

poematar disse...

Útil e muito bem escrito. Gostei. Um abraço.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography