9.3.09

Frase da Semana - Religião

Nasci católico, cresci católico, morrerei desiludido e sem religião... mas com os pés no chão.


Essa é a minha frase da semana...
...Mas também é a saga de milhões de católicos pelo mundo. Salvo aqueles que, por preguiça de pensar ou medo de assumir responsabilidades, preferem a proteção "moral" da igreja de Roma. Preferem saber que, em troca de alguns dízimos e mais algumas passadas de dedos pelas pedrinhas do rosário, terão sua consciência limpa como numa faxina de um banheiro.

Essa semana ficou muito claro, que não importa o sofrimento dos fracos. A vontade da igreja, mais especificamente de seus dirigentes, deve prevalecer.
Que se dane se uma criança de nove anos, estuprada por um monstro tarado desde os seis, tenha ficado grávida. Ela que tenha esses filhos (na verdade eram gêmeos) e em seguida venha pedir bençãos de joelhos, ao senhor vigário.

O surreal desse caso, é o fato da igreja estar "defendendo a vida" de crianças que não seriam aceitas em seu seio. Muito provavelmente não poderiam ser batizadas por lá...
...Mais surreal ainda é o fato de estar excomungando o bem e abraçando o mal (o facínora pedófilo não foi excomungado).


Enfim...coisas de quem tem a verdade como propriedade exclusiva (Ou tem o rabo preso).

Essa é a minha opinião. Felizmente eu a tenho.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

10 comentários:

joshua disse...

Essa Igreja que não ampara nem enche os pequenos e pobres de compaixão não merece sequer o nome de Igreja. Não posso romper com a Ela, no seu conjunto e no seu Mistério transhistórico, porque não mo pede o coração, visto que n'Ela há trigo e há joio, mas a ceifa não me pertence. Vivo, porém, em ruptura crítica quotidiana com essa forma acéfala e acrítica de estar na Fé Católica que não se insurge perante abusos, brutalidades, estupidezes, injustiças.

Mais compaixão e promoção dos seres humanos e menos estupidez vinda de bispos cuja responsabilidade é monstruosa se não souberem subordinar à protecção das pessoas as leis eclesiásticas que nunca estarão acima da Lei fundamental do Amor.

Defender a vida, não condenar pobres coitados nem reprimir ainda mais quem se encontra no fundo do poço é o que espero da minha Igreja. Só 'espero' não ter de 'esperar' de mais.

Abraço

Luiz Santilli Jr disse...

Caro amigo, minha posição em relação ao caso do Recife já externei a você por e-mail.
Um eventual comentário que faça poderá soar retaliação por conta do desprezo que tenho por todas as Religiões, sem exceção.
Minhas convicções tem sido confirmadas pelos fatos que a imprensa publica todos os dia de padres e bispos pedófilos, agora este do bispo de Recife, e tantas outras mazelas como da Renascer, e tantos pastores que vendem a fé aos incautos!
Também os sermões vazios que ouço nas eventuais missas de sétimo dia que assisto, tudo isso me reforça em minhas concepções.
Como lhe disse, respeito apenas a fé interior de cada um, em obediência à liberdade individual de pensamento.
Na verdade, gosto não se discute, mas pode-se lamentar.
E eu lamento que milhões e milhões de pessoas ainda dependam da ajuda do céu para ser felizes.
E acabam, no fim das contas, frustradas e infelizes, procurando sempre um motivo para justificar o injustificável.

joshua disse...

É o que eu digo, Luiz: não convém, em Ciência e em Religião, atirar fora o menino com a água suja do banho.

O Bispo do Recife é claramente água suja, assim como a Bomba Atómica ou o fora-de-circuito DDT.

O Evangelho de que supostamente o mesmo bispo é defensor, o Menino. A humanidade não seria tão humana e tão civilizacionalmente avançada sem o influxo do Evangelho das Bem-aventuranças, do decálogo, do perdão e da compaixão.

A tal ponto que os mais livre-pensadores e homens livres, como Voltaire e outros, atacaram a Igreja por verem o quanto se havia corrompido e afastado em tantos casos de essa compaixão, pureza, pobreza e limpidez.

Não precisamos de abominar as religiões por serem santuário dos medos e fragilidades humanos. Temos de ser maiores, mais humanos e mais autênticos dentro ou fora Fé.

Abraço ao Luiz

Descolada disse...

Essa igreja apostólica romana permanece uma entidade totalmente medieval e tal poderia apontar coerência mas na verdade esta coerência só funciona quando de seu (dela) interesse.

Infelizmente em nosso país ela ainda tem muita influência política e social, uma influência que contribui bastante para nosso atraso e sofrimento.

Uma igreja burra que esta cada vez mais perdendo terreno.

Já vai tarde, tardíssimo.

Bom será o dia em que nós seres humanos não necessitemos mais de "chupetas", "colos" ou "bengalas" que nos confortem prometendo vida feliz após a morte, compensações espirituais pelos nossos sofrimentos terrenos ou ainda justificativas para nossas dores.

Que tenhamos maturidade e serenidade para encarar o fato que a vida, como a natureza, não é justa e que infelizmente "sheet happens" e que estamos sozinhos para enfrentar e lutar para solucionar nossos problemas.

Bjs
Descolada

joshua disse...

Ainda acredito que se pode viver a Fé com felicidade, fraternidade intensa, com autenticidade e verdade.

A Merda que os humanos fazem, dentro ou fora da Igreja, é contingencial: temos de estar próximos e unidos, fazer pontes e vincularmo-nos no Essencial: profunda humildade, condescendência e compaixão de uns para com os outros. Um compaixão que nos permita sentir e confortarmo-nos uns aos outros. Não, de modo nenhum é a solidão e a desolação o nosso destino, mas a comunhão e a proximidade.

Não confundir as coisas nem arranjar um Bode Expiatório. Hoje o Bode Expiatório pode ser a Igreja. Amanhã o PT. No dia seguinte, as mulheres, no outro dia os Gays.

Devemos aprender a discernir o Trigo do Joio, mas não nos compete ceifar seja o que for, seja quem for.

Unknown disse...

Nasci, cresci e acho que vou morrer católica...mas concordo com você. Bjks

Anônimo disse...

Marcos

Vou comentar esse post , porém meu objetivo ao fazê-lo não será sentar com você na pedra e meter a boca na Igreja católica. Quero comentar para lhe dizer que a vida deve ser preservada em qualquer situação. Nesse caso acredito que uma menina de 9 anos que espera gêmeos deve ser preservada em toda sua integridade , a vida da menina esta correndo risco. Mas outro ponto é, porque filhos de um estrupador não podem viver?? Qual direito temos nós de dizer você é filho de um estrupador e não merece viver. Essa criança pode vir ao mundo e ser amada como qualquer filho , como você ama o seu e eu amo os meus.
Sou a favor da vida quando uma mulher madura fisiologicamente engravida em um estrupo, no entanto, o bom senso deve permanecer sempre.

Anônimo disse...

Marcos, esses padres andam rebeldes demais!! O papado já não aguenta tanta desfaçatez e tem aceitado prontamente o pedido de saída da igreja ou mesmo são convidados para se retirarem.

Como vivemos no mundo das aparências, em que a vaidade atinge até os mais santos, antigamente, o pecado de aborto era absolvido pelo Bispo com grandes penitências e hoje em dia, a Igreja faculta a qualquer sacerdote perdoar esse crime no confessionário.

Sendo que o confessionário é algo sigiloso e porque um padre iria à frente das cameras de tv, confessar pecados que não são dele? E ainda por cima excomungar todos os participantes ao vivo e à cores para todo o Brasil?

Sabe-se que excomunhão exclui o fiel da Igreja, impedindo-o de participar da comunhão dos santos, isto é, de auferir as graças provenientes dos méritos infinitos de Cristo e dos santos que a união com a Igreja faz usufruir. Quem está excomungado, não pode, então, comungar e nem receber sacramentos de vivos. Os excomuncados devem ser comunicados pessoalmente.

Deus não é tirano. Os excomungados podem voltar a participar da vida religiosa se confessarem o pecado do aborto. A excomunhão no caso do aborto é automática. Será que as pessoas não sabiam disso? Provavelmente não, acho que ninguém sabe disso, mas basta conhecer os 10 mandamentos. Simples assim. Não interessa se a pessoa tem 9, 19…

Interessa à quem a excomunhão dos envolvidos? Acho que o foco foi desviado, não nos interessa o que pensa a religião católica; interessa a sociedade, que estupradores sejam banidos e em momento algum este bendito padre condenou o estuprador.

Beijus

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

A impressão que fica, é que o padre esta defendendo um semelhante,ou seja, ele o defende para nao ser acusado quando fizer, ou pelo que já fez.

Abração!!!

Fiquei revoltado com a atitude deste padreco!!!!!

Cláudia disse...

Se as pessoas realmente acreditassem em Jesus e seguissem os seus ensinamentos nada disso aconteceria. Mas como somos imperfeitos, ainda quando estas tristezas acontecem , saberíamos agir com justiça, sabedoria e misericória na medida certa.

bjs

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography