21.3.09

O Peixe Robô

Cientistas desenvolvem peixe-robô que identifica poluição

da Reuters, em Londres


Pesquisadores britânicos desenvolveram modelos de peixe-robô para serem lançados ao mar na parte norte da Espanha, a fim de que eles detectem áreas poluídas.

Se nos próximos anos a emissão de dados dos cinco primeiros peixes robóticos tiver sucesso, a equipe de cientistas espera que eles sejam usados em rios, lagos e mares em todas as partes do mundo.
Foto Reuters

Peixe robótico tem conexão Wi-Fi e foi criado para identificar focos perigosos de poluição, em uma profundidade de até 1,5 metro
Cada peixe-robô custou US$ 29 mil. Eles imitam os movimentos dos animais reais e são equipados com sensores químicos para "farejar" focos perigosos de poluição --por exemplo, em vazamentos de óleo provenientes de navios-- e transmitir os dados por intermédio da tecnologia Wi-Fi.

Ao contrário de outros criados antes, que geralmente precisavam de controle remoto para funcionamento, os peixes-robôs feitos pelos cientistas britânicos são habilitados para navegação independente da interação humana.

Rory Doyle, um dos cientistas responsáveis pelo trabalho, disse que há boas razões para o desenvolvimento do robô, que funciona como um minissubmarino convencional.

Segundo os cientistas, o peixe robótico vai a uma profundidade marítima de até 1,5 metro.
Trata-se de uma boa notícia, mas não deixa de ser um sinal dos tempos.

Fonte Agência Reuters

2 comentários:

Anônimo disse...

Os mares do norte estão hiper poluídos e a atividade pesqueira bem baixa. O fato da invenção deste peixe já denota desespero. Não bastava evitar a poluição? De que vale detectar se não prevenir que ela se alastre? Boa semana! Beijus

jugioli disse...

Vamos precisar de muitos deles para nossas redondezas.

@dis-cursos

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography