14.4.10

Notafilia e os cinquenta anos de Brasília


Se você conhece uma nota dessa, com desenvoltura suficiente para discorrer detalhes tais como: Período de impressão, período de utilização, poder de compra na época de sua vigência, quantidade de notas por série, etc. Pode considerar-se um notafilista.


Se você conhece uma nota dessa, sem a mesma desenvoltura do caso anterior, mas se lembra perfeitamente dela circulando dentro de sua carteira...
Você tá ficando velho mesmo.
Essa daí, eu achei dentro de uma carteira antiga e mofada...infelizmente, de minha propriedade.


Apenas uma curiosidade:
Essa nota de dez Cruzeiros (Cr$ 10,00) foi rebaixada para um centavo de Cruzeiro Novo (NCr$ 0,01), reflexo dos devaneios de um  irresponsável chamado Jucelino Kubi Cheque sem Fundo, o inventor de Brasília, da inflação galopante e da falência do Rio de Janeiro. Foi nessa época que eu ganhei esse meu exemplar, pois nesse tempo, uma criança não tinha acesso a nada acima de alguns centavos (pelo menos na casa de um operário).

Mais uma curiosidade:
Engana-se aquele que pensa que ela não valha mais nada. Hoje esse modelo de cédula pode ser vendida por até seis Reais (R$ 6,00).
Vou guardar a minha por mais cinquenta anos. Quem sabe ela não chega aos doze Reais (R$ 12,00)

Um comentário:

Ramosforest.Environment disse...

Antiguidade é posto e é valor!!
Gostei dos comentários e de ver essa nota de Cr$10,00 do tempo de meu avô!!!
Luiz Ramos

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography