Como fotografar com efeito de fundo desfocado.

Não tenho a pretensão de dar aulas de fotografia. Mas acho bom passar algum conhecimento na medida em que vou aprendendo a manusear o equipamento fotográfico. Nós fotógrafos amadores, só temos a nós mesmos, amantes da fotografia, para recorrermos num momento de dúvida. Então vamos lá.


Sabe aquele efeito de fundo desfocado que conseguimos eventualmente quando manuseamos nossa câmera no modo de "inteligência automática"?  Vamos fazê-lo de forma deliberada e controlada, sempre que quisermos.
Primeiramente regule sua câmera para o controle manual de abertura e velocidade (normalmente na posição "M").


Vejam a foto abaixo. O fundo, embora tendendo ao infinito, está relativamente focado. Isso ocorreu porque usamos uma abertura pequena (f8.0) para a sensibilidade ISO 100. Quanto maior o número, mais fechado fica o diafragma. No caso da fotografia, quanto mais fechado estiver o diafragma, maior será a profundidade do campo e vice-versa.


Câmera: Panasonic
Modelo: DMC-FZ18
ISO: 100
Exposição: 1/160 s
Abertura: 8.0
Distância focal: 10.2mm
Flash usado: Não
Tripé usado: Sim

Agora vejam a próxima foto . Notem que o fundo está totalmente desfocado. Neste caso eu usei uma abertura maior (f3.2) e compensei a entrada de luz, diminuindo o tempo de exposição "S"(s=1/1000s)


Câmera: Panasonic
Modelo: DMC-FZ18
ISO: 100
Exposição: 1/1000 s
Abertura: 3.2
Distância focal: 10.2mm
Flash usado: Não
Tripé usado: Sim

Façam o teste e vejam como é fácil. A minha câmera já é velhinha (2007), da linha Lumix FZ da Panasonic. Uma nova é relativamente barata.
Espero que tenham gostado.

Marcos Santos

Um comentário:

Raquel Moreira disse...

Olá
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
www.maquinas-fotograficas.com

Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
Vamos conversar mais a respeito.
email: raquelmoreira100@gmail.com
Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com