22.8.08

A Vermelhinha

Estava passeando pelo parquinho, com minha mulher Denise e meu filho Pedro. Na verdade estávamos fotografando flores, quando me deparei com essas vermelhinhas.


No mesmo instante e de impulso, arranquei uma das flores ainda fechadas, tirei seu pedúnculo, coloquei seu cálice em minha boca e chupei. Neste momento viajei para muitos anos atrás. Anos em que essa plantinha fazia parte de nosso dia a dia. Que essa flor era passagem obrigatória para nós quatro. Eu, Carlos, Paulita e João.

Não havia dia em que não nos juntássemos no entorno daquela planta, que vivia emaranhada com uma roseira. Todo cuidado era pouco. Afinal, uma criança não é páreo para uma roseira adulta, e a vermelhinha ficava ali, misturada com sua protetora espinhosa.

Vermelhinha..., era assim que nós a chamávamos e é assim que eu a conheço. Ela ficava na entrada da casa da Paulita, próxima ao portão, paralela a calçada que levava à varanda.


Se bem me recordo, nós lembrávamos dessas flores quando já havíamos esgotado todas as brincadeiras. Acho que batia uma fome e nós corríamos para provar daquele néctar.

E chupávamos tantas flores quanto pudéssemos, até restarem algumas poucas, que sabiamente, deixávamos para nossos "lanches" futuros.


Engraçado... Agora não as sinto assim, tão doces como naqueles tempos. Talvez, nós as achássemos doces, pelo fato de usarmos nossa imaginação. De no fundo, querermos que elas fossem doces.

Afinal, esses foram os néctares mais doces de que me recordo,...e se os beija-flores gostavam, porque haveríamos de não gostar?


Marcos Santos

Rio de Janeiro

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bonito esse post. A gente lembra de cada coisa na infância e dá uma nostalgia...mas é uma delícia! Bom final de semana!

Joice Worm disse...

Que lembrança mais legal, Marcos. Acho que vocês eram os colíbris humanos que cresceram e que até hoje a floreira espera por vocês... Mas a vida é assim. Tudo o que é bom dura pouco mas perdura no coração. E como diz o dito popular... "Recordar é viver".
Bj grande!

Madalena Barranco disse...

Querido Marcos,

Que lembrança deliciosa!! Eu e meus amiguinhos costumávamos chupar a flor do hibisco, (também vermelha e fechada). Até hoje eu colho essas flores, somente que agora eu as converto em chazinho.

Beijos e tenha uma linda semana com a querida família,
Madá

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Marcos, li no e-mail e reli agora. Que delícia de texto! Como é bom poder viajar no tempo, encontrando amigos e lembranças.
Gostei demais!
braços e tenha uma ótima semana.
Bjs na Denise e Pedrinho.

Anônimo disse...

Marcos, cheguei até aqui através do blog da Ro e de cara já gostei, pois este seu post, me levou a recordações, que imaginava esquecidas. Na minha infância, eu e meus irmãos(moleques de pé no chão) costumavámos saborear o melzinho que a gente encontrava nas flores do jambo. Bjs e tudo de bom pra você!!!

Unknown disse...

Marcos em dezembro passarei uns dias na cidade maravilhosa, vamos marcar um encontro de blogueir@s?

This Is My Blog - fishing guy disse...

Marcos: I enjoyed the way you have shown the stages of this colorful flower.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography