14.2.08

Uma busca inocente - Contra a Pedofilia

Uma busca inocente.

Realmente tudo começou com uma busca inocente. Eu queria encontrar uma foto de bigodes estranhos para postar no blog do Gato Escaldado. Queria fazer uma alusão ao bigode do Gato, usando bigodes humanos.

Acontece que eu, como qualquer criança de dez anos, procurei por “bigode”, na ferramenta de buscas de imagens do Google. Para minha surpresa, a primeira foto apresentada para o inocente tema da busca, foi essa apresentada no post. Mais impressionado fiquei ao notar que a mesma foto, aparece três vezes na primeira página de resultados.

A partir desse fato cheguei a uma conclusão preocupante. Pedófilos podem usar temas e títulos inocentes, para chamar a atenção de uma criança.

Obviamente uma criança, fazendo a mesma busca feita por mim, não resistiria ao apelo erótico-pornográfico da foto e entraria em contato com aquele que possivelmente pode estar escondido por trás dos megabits da Rede.

Não sei até que ponto, um Sítio de busca pode filtrar esse tipo de link, visto que em nenhum momento foi citada qualquer palavra “filtrável” para chegar a esta imagem.

Como se pode notar, o problema provavelmente só será resolvido com muita conversa entre pais e filhos e com certa dose de policiamento, impondo-se regras e limites no uso do PC caseiro.

Photobucket

Marcos Santos
Rio de Janeiro

Na Blogagem coletiva contra a pedofilia na Internet e na Vida.

Faça parte!

5 comentários:

Anônimo disse...

Marcos
Se os sites de busca não filtram determinados temas, cabem as famílias e educadores, que são aqueles mais próximos da vítima infantil, supervisionarem e orientarem as crianças sobre o assunto, pois nesse caso a conversa esclarece bastante, quanto ao perigo e risco que estão correndo.
Bjs,
Denise BC

Fábio Mayer disse...

Os sítios de busca são estruturas matemáticas altamente complexas. Mas se eles conseguem identificar produtos e serviços existentes em qualquerlugar da netl também podem bloquear os serviços e produtos impróprios, como essas chamadas.

Cabe aos governos legislar, e à sociedade civil EXIGIR de empresas como o Google, a Microsoft e o Yahoo uma ação firme nesse sentido.

Unknown disse...

Marco,
Acontece casos piores.

O sites de busca usam algoritmos (rotinas com várias regras) mas mesmo assim não são eficazes por falta de semântica (estamos em busca da Web Semântica - Veja na Wikipedia).
A Denise coloca bem a solução que por enquanto temos q adotar e a qual acho que nunca deve-se deixar de ser adotada!

Abraço e Obrigado pela visita, pela participação e divulgação do Amigos da Blogosfera.


Carlos Fran
AmigosDaBlogosfera.org

blog pessoal: carlosfran.com

Luma Rosa disse...

Hoje eu postei sobre alguns programas que podem ser baixados na máquina que a criança usa e que funcionam como filtros. Além de tudo, os pais têm que impor limites à criança desde cedo. Estimar um tempo e verificar no histórico as páginas que a criança navegou, pode ser um início de investigação. Não queremos podar os filhos e sim protegê-los. A comunicação é fundamental.
Marcos, obrigada por participar da blogagem coletiva!! Beijus

Marcos Venicio disse...

xara..muito interessante suas observaç~eos em relaçao aos perigos q nossos pequenos estão expostos na rede mas, penso q realmente a unica forma de evitar maiores males é a vigilância de quem é responsaveis por eles.
Amei sua página, um dia eu vou crescer e ter uma pagina assim tb....rs rs rs...abraços...e parabéns ..

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography