5.3.08

O Comando Control File.


Reconheço que sou um cara meio metido a entender de informática. Reconheço também que nós brasileiros, bem que poderíamos fazer como os portugueses e não adotarmos o excesso de anglicismo em tudo o que falamos, principalmente no ramo dos nossos amigos computadores.

Lá em terras de Porto Cálido, mouse é rato, Site é sítio e vai por aí a fora. Não tem essa de “File”, “Enter”, “Control”. Eles falam é português. A gente pode até não entender tudo o que eles falam, mas com certeza é português.


Educadores engajados e mesmo pessoas na área cultural, vivem batendo nessa tecla: o excesso de expressões em inglês no nosso dia a dia.

Acho que eles têm razão.



Outra noite, voltando do trabalho para casa, vi de relance, pois o carro estava em movimento e eu na direção, uma faixa em frente a uma loja. A princípio não percebi muito bem se era uma loja grande ou um pequeno Shopping (olha eu aí no “shopping”), digo, Centro Comercial. Mas a faixa estava lá e eu, de relance, consegui entender o seguinte “Ctrl. File ** 5.50...”.


Eu pensei, Ctrl (control) File?? Esse comando eu não conheço. Conheço “Ctrl P” para imprimir , “Ctrl C” para copiar, “Ctrl V” para colar, mas “Ctrl file” eu nunca tinha visto.


Cheguei em casa determinado e descobrir o significado do comando. Procurei em alguns manuais de informática e nada. Procurei na Internet e nada de novo. A hora foi passando, eu tinha mais o que fazer, como ver a Propaganda Política ou o Big Bonder, e decidi deixar a conclusão de minha busca para o outro dia.


No dia seguinte, a caminho do trabalho, resolvi logo cedo que aquela dúvida seria dissipada. Aquele comando seria decifrado e eu estava decidido até mesmo em ir ao estabelecimento (Shopping ou Loja, sei lá) para argüir sobre seu significado.


Ao me aproximar do local, resolvi diminuir a velocidade para observar melhor a faixa. Foi quando a “ficha caiu”.



O comando “Control File” que eu tinha lido na faixa, na verdade estava escrito “Cntr. File” e não “Ctrl File”.


Ou seja, a conjunção astral entre a preguiça do sujeito que a escreveu, com o anglicismo exacerbado de outro sujeito, metido a entender de informática, que a leu (no caso, Eu), causou essa confusão.



O Estabelecimento era o Wall Mart.


O que eles queriam com a faixa ?



Vender contra-filé a R$ 5,50.



Melhor que essa, só se fosse picanha maturada ou filé mignon.




Marcos Santos


Rio de Janeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Viemos aqui para lembrar voce que amanha eh dia de nossa coletiva pela valorizacao da mulher brasileira ! Ja contamos com cerca de 200 pessoas que assim como voce abracaram com carinho essa linda campanha pelas mulheres. Amanha eh dia de luta na blogosfera e contamos com seu apoio.

Se ainda esta sem ideias para seu post, busque inspiracao em nossos blogs pois la voce encontrara varias ideias de abordagem. Se ainda nao for suficiente nos escreva que podemos lhe ajudar sem duvida.

Um forte abraco e amanha fique certo que nos e mais um monte de pessoas estaremos aqui para ler o que voce tem para nos contar !

Meire - http://meiroca.com/2008/02/05/pela-vlorizacao-da-mulher-brasileira/
Lys - http://universodesconexo.wordpress.com/coletiva-pelas-mulheres/

Descolada disse...

Boa!!!!!!

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography