29.4.09

Degelo dos Andes ao Ártico pode apressar pacto climático da ONU


Agência Reuters em 28/04/2009

Por Alister Doyle

TROMSOE, Noruega (Reuters) - O derretimento acelerado do gelo do Himalaia ao Círculo Polar Ártico é um sinal de alerta para que os governos trabalhem por um novo e forte tratado climático sob a chancela da Organização das Nações Unidas a fim de combater a mudança climática, disse o ex-vice presidente dos EUA Al Gore (foto) nesta terça- feira.

"O gelo está derretendo mais rápido do que as piores projeções de apenas alguns anos atrás no Ártico e na Groenlândia", disse Gore , que dividiu o prêmio Nobel da Paz de 2007 com o Painel Climático da ONU, durante conferência na Noruega sobre o degelo.

"O gelo também está derretendo na Antártida Ocidental e em regiões de montanha ao redor do mundo", acrescentou.

Na abertura de um encontro de dois dias com cientistas e oito países do Ártico na cidade de Tromsoe, no norte do país, o ministro das Relações Exteriores norueguês, Jonas Gahr Stoere, acrescentou que o gelo estava desaparecendo da terra ao redor do planeta com o aumento das temperaturas e o aumento do nível dos oceanos.

"Esse é um fenômeno global refletindo o aquecimento global", afirmou ele em uma entrevista coletiva, referindo-se ao degelo em locais como "o Himalaia, os Alpes, os Andes, Kilimanjaro, Groenlândia, Pólo Sul ou Pólo Norte".

Stoere afirmou que ele e Al Gore planejam organizar uma força-tarefa com especialistas para estudar o derretimento e relatá-lo à conferência da ONU em Copenhague em dezembro, na qual deverá ser aprovado um novo pacto climático.

As evidências mais recentes do degelo seriam uma "mensagem de alerta para Copenhague", afirmou ele.

Muitas geleiras estão sofrendo retração, mas até agora a relação entre o degelo nas montanhas nos trópicos e o Ártico não foi suficientemente ressaltado, afirmou.

28.4.09

Fado Ladino

Já vem tocando por lá desde 2006, mas só agora descobri. Não sei o que há com Portugal...talvez uma certa timidez de mostrar-se grande para o mundo. A arte musical portuguesa já ultrapassa em muito aos fados antigos e às tradicionais desgarradas, mas o novo não nos chega. Brasil e Portugal teimam em fingir a inexistência um do outro, sem darem-se em conta, do quão grande somos juntos.

Fado Ladino, do grupo Rosa Negra, é uma de minhas músicas favoritas, mas o Brasil não ouviu. Não por falta de vontade, pois de música boa nós gostamos, seja em que língua for.



27.4.09

Nova certidão de nascimento será unificada em todo o País


No último dia 23 de abril, em entrevista com âncoras de emissoras de rádio de todo País, o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, debateu temas como a mobilização nacional pelo registro nacional na Amazônia Legal, o combate ao trabalho análogo à escravidão e a educação em direitos humanos. Sobre a unificação da certidão de nascimento, foram feitas as seguintes colocações:

Registro de nascimento - O Brasil tem algo em torno de 400 mil crianças que não são registradas ao nascer e não se registram antes de completar 15 meses. Isso prejudica todo o conhecimento que o País tem da população, atrapalha o atendimento de saúde e de outros serviços de proteção social. Na Amazônia, o problema é mais sério porque ali os estados têm uma grande extensão territorial. São mu nicípios distantes da capital, dias de viagem de barco e também selvas e falta de estradas. É de lá que o presidente Lula vai anunciar (segunda-feira, 27) um plano integrado com governadores, prefeitos e vários ministérios para, juntos, derrubar o número de sub-registros para uma cifra abaixo de 5%, que é o padrão aceito pela ONU. No início de 2003, esse sub-registro civil de nascimento era de 20%, quase o dobro do número atual. Em seis anos já foi possível diminuir para 12%. O enfrentamento terá de ser feito com uma articulação entre vários ministérios. Por exemplo, o Ministério da Saúde garantindo que a Declaração de Nascidos Vivos, que já existe - a DNV - seja conectada imediatamente com os cartórios e as organizações que podem registrar. Por aí, o Brasil já pode diminuir muito essa lacuna existente. Em segundo lugar, mutirões. E em estados como o de Roraima, que tem acessos difíceis, há a questão da população indígena que até recentemente tinha direitos especiais nesse t ema. O enfrentamento será feito com participação de cartórios, autoridades estaduais e órgãos das Forças Armadas que atingirão localidades remotas nesse esforço de cidadania.

Padrão único - A certidão de nascimento hoje não tem sequer uma numeração nacional. O presidente Lula vai lançar o novo impresso de uma certidão nacional única de nascimento. Ainda hoje existem padrões diferenciados que não dialogam entre si nos vários estados, facilitando fraudes, irregularidades. A numeração única permitirá que o s istema de informática saiba registrar diariamente o número de pessoas que nascem no Brasil. Os recursos para o programa, até dezembro do ano que vem, são em torno de R$ 38 milhões. A primeira adequação é que, em cada unidade de saúde onde possa haver nascimento, a declaração de nascido vivo seja preenchida ali mesmo. Até usamos como um dos motes da campanha "Chorou, registrou". O que havia era um intervalo que passa a ser preenchido com vontade federal, recursos federais, mas que exige uma contrapartida estadual e municipal. Por exemplo, que os órgãos estaduais e locais assegurem também um espaço físico, uma pequena unidade - metade de um balcão - na entrada da unidade de saúde, onde estará um funcionário e o equipamento do governo federal (computador, linha de telefone e o treinamento do pessoal para que isso possa ser feito); A erradicação do sub-registro civil de nascimento é um dos direitos humanos fundamentais. Sem certidão de nascimento, a pessoa rigorosamente nã o tem um nome na cidadania, não existe; não tem identidade.

Informativo: emquestao@secom.planalto.gov.br

26.4.09

Ronaldo voltando

Sou botafoguense e meu time segue bem nas finais do carioca. Eu sei, deveria falar do bom jogo entre meu Fogão e o Flamengo, mas hoje tenho que render homenagem a esse gênio do futebol mundial  e que, felizmente para nós brasileiros, está cada vez melhor. Até sou santista em São Paulo, mas esses dois gols do Fenômeno são duas pinturas que valem ficar guardadas no meu blog.

Notem a forma gentil como ele domina a bola no primeiro gol...


...e como tudo parece muito fácil, no segundo.

24.4.09

TAPA NA CARA

Enquanto a quadrilha do Congresso Nacional se acha injustiçada, considerando uma truculência o possível corte na farra das passagens aéreas, nós os pagadores disso tudo, os otários de plantão, lidamos com o estado como podemos.

Trabalhamos cinco meses por ano para sustentar esses vagabundos, e quando reclamamos do serviço "suíço" que nos é oferecido, como por exemplo, passar 10 horas sem atendimento num hospital de Brasília, recebemos de troco o de sempre, um sonoro tapa na cara.



23.4.09

Por do Sol

Câmera: Panasonic
Modelo: DMC-FZ18
ISO: 100
Exposição: 1/320 s
Abertura: 5.6
Distância focal: 17.5mm
Flash usado: Não


Câmera: Panasonic
Modelo: DMC-FZ18
ISO: 100
Exposição: 1/1300 s
Abertura: 8.0
Distância focal: 82.8mm
Flash usado: Não

Photobucket#41

21.4.09

Pão de Açucar

O Rio de Janeiro continua lindo...







Choque de Ordem Evolutiva

Charles Darwin notabilizou-se através da teoria da evolução das espécies. O poder público carioca notabiliza-se pela teoria da evolução dos buracos, como poderemos acompanhar pelas fotos.


Aqui, nosso buraco era apenas um buraco qualquer, sem eira nem beira. Um buraco com mato dentro. Era janeiro de 2008


Março de 2008. Agora vai!!! Nosso amigo recebe alguns postes de proteção. Já tem cara de obra.


Julho de 2008. Nosso querido buraco é elevado ao status de cratera e recebe um lindo murinho listrado com as cores do Bangu.


Abril de 2009. Nosso astro continua no mesmo lugar. O entorno sofreu tratamento paisagístico e foi transformado em um belo outdoor. Vovó Catarina agradece.

16.4.09

Festal da Laranja e do Limão

Recebi essas fotos de meu amigo António Almeida (Direito de Opinião) e gostaria de compartilhar com todos.

Festival Citrusov v Menton-e

Festa da Laranja e do Limão que acontece na cidade de Menton, no Sul da França. Todos os anos eles montam esculturas gigantescas com essas frutas.



























Imagens realmente lindas, que nós, moradores de países tropicais, temos dificuldades óbvias de presenciar, pois nosso clima dificulta...
...Mas a França fica logo ali, para quem quiser viajar e tiver disposição de enfrentar a truculenta polícia aeroportuária de Barajas (Madri).

...mas contentarei-me apenas com com as fotos gentilmente cedidas por meu amigo e aqui publicadas.

14.4.09

Andorinhas

Antenadas



Câmera: Panasonic
Modelo: DMC-FZ18
ISO: 100
Exposição: 1/500 s
Abertura: 7.1
Distância focal: 82.8mm
Flash usado: Não

Sexo Broxante

Pois é...
...A Coreia do Norte morre de fome e coloca um foguete em órbita...Evo Morales esquece de seu papel na sociedade boliviana e faz greve de fome, humilhando o seu povo...No Brasil, as montadoras estão embutindo a isenção de IPI nos seus lucros, somente disponibilizando carros equipados, tipo "tudo com tudo dentro"...vida que segue. Vamos tentando colocar a cabeça em ordem...

...Nada como uma televisão para nos distrair através de seus programas, filmes, novelas, etc.

Sento diante de minha velha Phillips 29”, partindo para algo diferente do que sempre faço. Depois de longa data, dediquei algum tempo para assistir novela.

Primeiros minutos de novela e...sexo. Mais algum um tempo depois...sexo novamente. Comercial e ao recomeçar...sexo, sexo, sexo. Ao todo foram cinco cenas de sexo e duas tentativas, com direito a uma cena de “sexo ridículo”, envolvendo uma gordinha e o dono de um bordel, ou cabaré, sei lá...

Mas não pensem que estou falando de sexo gostoso, aquele que nos atiça a libido... não. Acreditem é o mais puro sexo broxante. Isso mesmo, sexo broxante. Daqueles que o cidadão amolece só de pensar, vendo então...não tem jeito do bicho subir.

A coisa é tão ridícula e apelativa, que até figurante aparece furunfando.

Se escrever novela é isso... também quero.

Papagaio!
Marcos Santos
Rio de Janeiro

12.4.09

ALELUIA

Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas...
...mas preferimos antecipar o chocolate da páscoa.

FOGÃO 4 X 0 VASCO

8.4.09

Praia de outono









O GRAMADO

Uma desavença entre um morador e a direção do condomínio onde moro mostrou-me um traço interessante da natureza.

Não sei muito bem da história. A maior parte dela é especulação de minha parte, mas o resultado é o que conta, pois ele independe dos meandros do relacionamento humano e sim do ato final.

Este condomínio tem uma particularidade, que é a substituição de calçadas por gramados em frente das casas. Ao que tudo indica, o morador achou de ocupar o recuo destinado à sua. Talvez por achar que fosse uma área pública e o gramado muito grande para a manutenção às suas expensas. A verdade é que o morador lascou um muro no que seria considerado excesso, deixando para o lado de fora apenas aqueles, sei lá, três ou quatro metros de recuo legais da Prefeitura.

Pelo que pude perceber, o condomínio reagiu, obrigando o homem a interromper a construção de sua muralha. E durante muito tempo tivemos que conviver com aquele muro enorme e inacabado, parte no reboco, parte no tijolo. Uma coisa muito “feia” de se ver, principalmente em se tratando de um condomínio “chique” (pode acreditar, apesar de duro, eu moro num condomínio chique). Era mais ou menos como mudança de pobre. Sabe aquela Kombi, cheia até as alturas, com cadeiras misturadas ao colchão, a hélice do ventilador rodando como um cata-vento? A visão do muro do distinto condômino era mais ou menos essa.

Disputa vai, disputa vem, e a frente da casa do sujeito ficou abandonada. O mato começou a tomar conta da área, não deixando chance ao gramado que, maltratado, sucumbiu.

Um belo dia, finalmente, ao que me parece, o litígio deu mais um passo, e o que havia sido construído do muro, foi derrubado. Nesse momento entram outros personagens para essa história urbana.

O matagal, apesar de insultar os olhos impolutos dos outros moradores, estava viçoso. O morador deixou limpa, apenas a trilha de passagem de seu carro, o resto virou uma enorme “plantação” de capim, alpiste, maria-sem-vergonha, mato enfim. Até um pé de boldo atreveu-se a crescer por ali.

Agora, aquelas terras passaram a ser freqüentadas por bandos de biquinhos-de-lacre, cambaxirras, caga-sebos. Até um joão-de-barro montou casa no poste próximo e decidiu constituir família no bairro.

Durante mais de um ano, aquela situação perpetuou-se e todos os dias, ao voltar para casa, eu admirava a revoada dos passarinhos. Existe mais delicadeza do que um bando de biquinhos-de-lacre sobrevoando os pés de alpiste, em busca de alimento? Eles estavam ali, todos os dias, ao alcance dos olhos e ouvidos de quem quisesse vê-los ou ouvi-los.

Pois é... pena que, enquanto isso, o relógio do homem estava funcionando e um dia, inexoravelmente, morador e condomínio teriam que chagar a um termo. E parece que chegaram.

Esta semana o mato foi cortado, o capim, o alpiste e tudo o mais foram transformados em fogueira e cinzas. Os bandos de biquinhos, cambaxirras e outros passarinhos, foram expulsos dali. O sabiá está preocupado quanto ao futuro de sua família, na vizinhança.

Finalmente as placas de grama foram colocadas, dando um toque de “paisagismo e organização”.

O gramado estéril está lá, aguardando uma manada de gnus (Connochaetes gnou), que nunca virá...

Será? Se depender daqueles que trouxeram a praga dos caramujos africanos para cá.... Sei não.

Só sei que infelizmente ninguém mais precisa preocupar-se com a infestação de biquinhos-de-lacre, cambaxirras, tico-ticos ...

O canarinho está preocupado!

Eu também!

Marcos Santos
151107

Rio de Janeiro

1.4.09

Os Vagabundos do Greenpeace


"De bem intencionados o inferno está cheio"


Essa frase pode tranqüilamente ser aplicada ao pessoal do Greenpeace.

Até concordo que devemos fazer um esforço hercúleo para deixarmos um mundo melhor, ou ao menos tentar salvar o que restou dele, para as próximas gerações. Concordo também que existem pessoas engajadas de maneira mais efetiva a essa causa. Eu mesmo tenho um certo engajamento na causa, e faço isso de maneira gratuita. O planeta, ou ninguém mais, precisam pagar-me nada por isso.

Todas as maneiras e métodos de alcançarmos esses objetivos tem um ponto em comum, inexoravelmente: O Respeito ao Próximo

Hoje os vagabundos do Greenpeace, interromperam a ponte Rio-Niterói, e deixaram milhões de pessoas presas em engarrafamentos que excederam às quatro horas de duração. O objetivo dos bonitões era pendurar na ponte, uma faixa endereçada aos líderes do G20, em reunião em Londres...
...Não, não há nenhum engano...os líderes não estavam em Niterói, Rio de Janeiro, Duque de Caxias... Estavam em Londres.
Enquanto isso, os babaquaras desocupados do Greenpeace promoveram uma pantomima, onde a sustentabilidade passou longe. O impacto ambiental da ação dos imbecis desocupados foi o de quadruplicar a emissão de gases dos escapamentos dos carros envolvidos no engarrafamento. Sem contar que ambulâncias e carros de bombeiros não puderam entrar em ação, prejudicando as vítimas de eventuais acidentes.

Acredito que os líderes mundiais ficaram muito "impressionados" com a ação dos ambientalistas desambientados, pendurados numa ponte do Rio de Janeiro.

Tenho minhas restrições a essas ONGS que intitulam-se as donas da verdade. Como se ninguém mais soubesse ou conhecesse o tema de interesse deles. Na verdade, eles vivem do "quanto pior, melhor". Esse mundo melhor, do qual eles apregoam, lhes é desfavorável. O mundo ideal não precisaria desses ativistas . Portanto, não haveria porque mante-los e sustentá-los. Já no mundo pior...eles continuam tendo espaço e principalmente...quem os sustente.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography