21.1.08

Papo Ecológico - O Subversivo

A maré aparentemente baixa, expunha as ondas que quebravam nos rochedos, próximos ao horizonte.
Mais além, navios gigantescos navegavam em seu trânsito rotineiro.

Todo o cenário tranqüilo e quase estático, nos oferece uma calma e conforto impressionantes. O mar cálido acalenta, e a visão dos navios nos traz segurança. A segurança de que lá, naqueles confins, também é território nosso.

Eis que os rochedos somem de nossas vistas, como que num súbito subir e descer de maré.
Mas o inesperado ainda estava por acontecer, e subitamente uma das rochas emerge na vertical, tal e qual imenso torpedo, expondo toda a verdade dos fatos.
Um grupo de baleias nadava por ali, de maneira a causar a ilusão geológica.

Neste momento meu coração disparou. Fiquei nervoso e agitado. Foi quando alguém deu um grito gutural: Baleeeiaaaaa !!

Todos na praia pararam seus afazeres e, assustados, observaram o magnífico animal. Neste instante uma outra baleia salta para além da superfície e nos oferece um balet gigantescamente leve. Uma leveza de cem toneladas.

Mais alguns saltos, enquanto toda a população observa agitada ao espetáculo cetáceo, até que o último animal mergulha e some nas profundezas.

A multidão em uníssono comenta a furtiva aparição, e a medida que o tempo passa, tudo volta ao normal e as pessoas se acalmam.

O trânsito dos navios e dos barcos de pesca, tomam novamente o protagonismo marinho e pouco a pouco, o povo se acomoda, voltando ao seu ritmo rotineiro.

Agora, a aparição subversiva dos mamíferos gigantes, tornou-se coisa do passado e o mar, finalmente, devolvido a quem de direito. Ao inequívoco homem, o mais “ecológico” dos animais.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,

obrigado pela visita e comentário no VARAL.
Por mera coincidência hoje as 13 horas vamos de barco chegar perto de baleias aqui em Ibiraquera. 22 pessoas, e ecólogo e o pessoal do barco. Depois farei uma postagem/reportagem.

Abçs

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography