19.2.09

Mocidade Independente de Padre Miguel



Pode parecer estranho, mas a verdadeira mocidade independente de Padre Miguel, está muito distante das imagens tradicionais que brotam na época do carnaval carioca.









Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon , apenas padre Miguel, para o povo pobre de Realengo e adjacências.
(Na foto acima, com seus alunos)

Nascido em Granada, na Espanha em 1879, Padre Miguel veio para o subúrbio de Realengo no Rio de Janeiro em 1898, com apenas 19 anos. Começava ali uma longa carreira de dedicação às pessoas simples do local.
Ao longo de sua vida construiu inúmeras escolas e creches na região. Apesar de franzino, enfrentava a pé e com disposição, suas grandes empreitadas.

Faleceu em 1947, mesmo ano em que o antigo bairro de Moça Bonita, teve o nome mudado para homenageá-lo.

Talvez o antigo nome do bairro, Moça Bonita, tenha sido preservado na maneira de ser de seus moradores, pois Padre Miguel é um bairro onde o carnaval está vivo nos 365 dias do ano. Correlação inimaginável, para o bom e simples padre, que fez história no bairro vizinho, em Realengo.


Foto Cíntia - O Globo
Foto Padre Miguel - Acervo particular

9 comentários:

Joice Worm disse...

Ainda por cima tem muita mulher bonita!!
Um beijo para ti, Marcos! Saudades!

:.tossan® disse...

Bela postagem. Gostei deste blog também. Abraço

A terra gira
e nem tudo muda,
pus-me a cantarolar
e sob a fantasia na vereda...
Era magia e emoção.
Brinquei, dancei,
e esbanjei energia.
Mas não tenho saudade...
Era carnaval!
*tossan

Anônimo disse...

fala amigo muito boa esta postagem!abs e bom carnaval!

Luiz Santilli Jr disse...

Apesar de não ter nenhuma simpatia pelas religiões, devo admitir que as missões religiosas contribuiram muito para a educação e os bons costumes de nossa sociedade.
Eu mesmo, estudei em colégio de padres, carmelitas, e considero das mais eficientes a educação que lá recebi, bem como a formação humanística e cultural que os padres procuraram incutir em nós outros.
Sinto-me um privilegiado pela qualidade da formação que lá recebí.
Devemos aos religiosos esse grande serviço prestado ao nosso País, diante da mediocridade educacional que temos atualmente, onde são formados milhões de jovens sem o menor preparo, quase analfabetos, o que tem tornado nossos índices de avaliação educacional pífios perante as Nações do planeta.

Unknown disse...

É mesmo...bom carná ou feriadão para vocês.

Luiz Fortes/RJ disse...

Luiz Fortes pergunta: Esta foto com o Padre Miguel vc tem ideia de onde foi tirada?

Luiz Fortes/RJ disse...

Caro Marcos, vi sua resposta no SOS Rio Catarino (obrigado) e gostaria de ter mais detalhes nesta foto com o Padre Miguel teria datas no verso da foto?, ou se teria mais fotos com o Padre Miguel ou da Igreja? Pergunto isso pois a Igreja ira completar 100 anos em 2010, e tem em seu acervo poucas fotos, se vc tiver fotos para emprestar a Paróquia (seriam escaneadas em alta resolução e devolvidas) , seria de grande colaboração. lcbfortes@hotmail.com
http://pro-realengo.blogspot.com

Luiz Fortes/RJ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Fortes/RJ disse...

Caro Marcos, criei um blog para o nosso Realengo, onde postamos reclamações, reivindicações e sugestões para a melhorias no bairro.
http://pro-realengo.blogspot.com e paralelamente iremos contar a historiado bairro gradativamente, e como vc já sabe preciso que vc autorize a foto de arquivo pessoal em que aparece o Padre Miguel. Visite o blog e divulgue se gostar.
abraços Luiz Fortes.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography