5.7.08

Evolution!!

Estamos comemorando 150 anos da publicação da Teoria Evolutiva de Charles Darwin. Foi no dia 01 de julho de 1858. Em homenagem ao fato, estou postando um texto-paródia de nossa "evolução", enquanto seres humanos.

Evolution.

Tenho recebido mensagens eletrônicas contando dos malefícios da carne, do leite, do frango, da pipoca, e vai por aí a fora. Parei para pensar na nossa trajetória até aqui, enquanto seres humanos e descobri algo intrigante...

...Descobri que se já houvessem nutricionistas a quatro milhões de anos passados, nós não estaríamos aqui, pelo menos na forma como existimos. Seríamos algo entre o veado e a zebra, mas não seríamos humanos. Estaríamos comendo chicória com rabanete, sem azeite nem vinagre. Estaríamos correndo dos leões e das onças. Até porco do mato ia botar a gente pra correr.

Acontece que os Australopithecus resolveram ingerir tudo o que é porcaria e que não se deve comer. Comeram carne (sem gordura trans), ovos, formigas, larvas de insetos (sem glúten), besouros, carniça (com ômega 3). Ou seja, proteínas.

Nesse momento, seus crânios começaram a ser preenchidos com algo que vai além de ossos e água. Começaram a ser preenchidos com massa cinzenta.

Os bons “macaquinhos” comeram de tudo o que viram pela frente, sem nenhuma orientação profissional, e chegaram até aqui, sozinhos. Quanto mais porcarias comeram, mais inteligentes foram ficando, até alcançarem os dias de hoje e se formarem em Nutricionistas.

A partir desse momento tivemos um estanque, um ponto de inflexão evolutivo.

Raciocinem: Somos 6.800.000.000 (seis bilhões e oitocentos milhões) de serem humanos, infestando a Terra. Só alguns insetos tem a população maior do que a nossa. Se um ou outro ser humano morrer por tomar leite com manga, comer carne demais, ovo cozido demais, se entalar com a farofa ou espinha de peixe, e daí? Continuaremos a infestar o pobre planeta, sem dó nem perdão.

Mas cuidado! Com a quantidade de coisas importantes, que a cada dia nos proíbem de comer, não me impressionará se daqui a cinco milhões de anos, nós tenhamos evoluído para algo ruminante, entre o veado e a zebra, comendo chicória com rabanete, sem vinagre nem azeite.

Deixem o povo comer.
Muito pior do que “comer mal”, é passar fome.
Feliz daquele que ainda come alguma porcaria.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

Photo Australopithecus by Wikipedia

2 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Marcos,

Obrigado pela visita e pela gentileza e cordialidade.
Seus blogs são sensacionais, principalmente pra mim que sou biólogo.
Já me antecipei e os linkei ao By Osc@r Luiz, sem mesmo pedir o seu consentimento.
Mas se isso o incomodar, sem problemas: me processe!
O juiz vai levar uns dez anos pra julgar o mérito e outros dez para executar a sentença.
Então, daqui a uns vinte anos, se ele assim o determinar, eu retiro os links (hahahah!).
Meu amigo, brincadeiras aparte, altíssima qualidade nas suas postagens e assim ficou inevitável linkar tanto este blog quanto o seu de fotos.
Quanto à acessibilidade, a gente nunca sabe quando vai precisar. Tenho amigos que já precisam e nem sempre podem dispor dela.
Assim, achei que deveria fazer alguma coisa. Aliás, está à disposição, como tudo mais nos meus blogs. Se alguma coisa interessar, nem se preocupe em pedir. É só levar.
Seja sempre bem vindo aos meus mundos e será um prazer tê-lo no meu mapa e entre os meus amigos.
Eu já encurtei as distâncias pra sempre que o meu escasso tempo permitir, passar por aqui.
Quanto à teoria da evolução, Darwin foi muito feliz. Infelizmente, não viu seu acerto ser reconhecido, pois precisou de Mendel para comprová-la e infelizmente eles não foram contemporâneos.
Tenho no meu escritório um poster com a figura de Darwin e uma citação:
"Todas as qualidades, corporais e intelectuais devem progredir para a perfeição".
Agora que sua postagem me chamou a atenção, talvez eu faça uma composição com isso.
E, sobretudo, MUITO OBRIGADO!
Um abraço e uma ótima semana!

☆Lu Cavichioli disse...

Ai Marcos, to aqui lendo essa crônica super bem humorada e inteligente aplaudindo de pé,viu?!

Há muito não lia nada assim!
Ótimo momento este, parabéns!

abraços da Lu

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography