18.10.08

A Cronologia da Imbecilidade


Fazer críticas é um ato que requer um certo cuidado. Principalmente críticas por escrito, pois o que se escreve recebe a chancela da grafia. Mas o desenrolar do seqüestro das duas adolescentes de Santo André, na Grande São Paulo, não pode passar sem um pitaco desse que vos fala, ou vos escreve.

Não sei se vejo filmes demais (na verdade até vejo poucos), mas o fato é que certas POSSÍVEIS AÇÕES de nossa polícia são tão óbvias, que ficamos abismados, e por que não dizer assustados, quando não são tomadas. Para se ter uma idéia, acordei às duas horas da matina para escrever sobre o tema, tal o meu inconformismo.

Quatro dias, três horas e cinqüenta minutos. Esse foi o período transcorrido entre o início do seqüestro e o desfecho trágico, em que um homem de 22 anos (Lindemberg) seqüestra sua ex-namorada de 15 (Eloá), juntamente com sua amiga, da mesma idade (Naiara). As duas saíram baleadas. Eloá com uma bala na cabeça e Naiara com uma bala no rosto.

Durante todo esse período, em que a lógica diz que a ação policial deve ser usada no sentido de cansar o seqüestrador, enquanto se mantém as negociações, bem como preservar as vidas das vítimas. Percebemos que a polícia fez de tudo, menos o que deveria ter sido feito. Volto a afirmar que, como leigo no assunto, minha opinião não é referência no campo policial. Mas como cidadão comum, uma coisa posso afirmar, atitudes imbecis nunca resolveram questões complexas.

A polícia paulista passou quatro dias pageando um bandido. Trocou-lhe a roupa de cama, fez-lhe todo o serviço de quarto e de catering. Mas espere aí!!!! A polícia não fez nada para tirar proveito desse serviço prestado??? Ao menos um gás do sono foi lançado? Ou quem sabe um sonífero na comida? Nada? Nada!!!! Absolutamente nada foi feito!!! Nossa polícia não tem competência para nos proteger. Falta-lhe acima de tudo, massa cinzenta.

Quando ouvirmos (e olhem que ouvimos muito) algum chefe de polícia dizendo que a corporação está agindo com inteligência, saiam de perto. Fiquem bem longe. Fiquem numa distância bem segura, pois a palavra inteligência pode estar sendo mal empregada. Ao menos enquanto as amebas não estiverem pensando, pois os dois fatos, provavelmente, ocorrerão simultaneamente.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

6 comentários:

Só- Poesias e outros itens disse...

Marcos, excelente reflexão.
Estamos sim diante de problemas insolúveis em nossa sociedade.

bjs.

JU Gioli

Tiago R Cardoso disse...

bem visto, quando começarem a dizer que estão a usar a inteligência, fujam...

Uma enorme reflexão.

Anônimo disse...

Acho que alguém quiz se tornar herói,e tomou uma atitude drástica.E nada do que for feito fará Eloah sorrir novamente. Inteligência policial brasileira? fuja dela! Prazer em conhecê-lo!

♥ Denise BC ♥ disse...

Uma história com um desfecho muito triste e lamentável.

This Is My Blog - fishing guy disse...

Marcos: Neat views of the Brazilian street artist. I want to see so much more of Brazil.

Joice Worm disse...

Amanã leio esta Marcão. Vou dormir. Já são 2:01 aqui... Uahhhhh!

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography