22.10.08

Mitos e Boatos da Rede

Outro dia recebi um email sobre pedofilia e fiquei preocupado. Mas a preocupação não foi com o tema de seu apelo, embora a pedofilia me preocupe, mas com o teor da mensagem.
A rede recebe diariamente uma enxurrada de mensagens sensacionalistas e falsos alertas. A última que recebi foi essa (Texto na íntegra, com direito a letreiro piscando e erros de português):

-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Photobucket


SÍMBOLOS DE PEDOFILIA

Isso é muito sério.....ATENÇÃO


O FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores.
Homens são triângulos, mulheres coracoes. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,...) entre outros objetos.
O link abaixo leva a uma copia em .pdf do relatório aonde os símbolos são mostrados. Os pedófilos fazem parte da pior escoria da humanidade e conhecer esses símbolos para poder identificar essas pessoas e o mínimo que podemos fazer. Ao encontrar um símbolo desses, avisar a policia. https://secure.wikileaks.org/leak/FBI-pedophile-symbols.pdf




Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas vasculhadas. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo e o escambau. Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.



SE VC VIR EM ALGUM CANTO , DENUNCIE!!!!!!!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O absurdo aqui é a incitação a caça às bruxas. O infeliz coloca pessoas com alguns modelos de pingentes, como se fossem vilões. Nosso "amigo" incendiário deve ter visto muito filme do Batman e Robin, onde os vilões andavam fantasiados de maneira a serem identificados. Até um falso link do FBI o cara se dá ao trabalho de fazer.

Mas para facilitar as coisas, vou deixar algumas pequenas dicas, de como proceder, antes de repassar esse tipo de mensagem:

1º) Tente raciocinar sobre o tema. Não acredite em tudo que te escrevem , sem refletir sobre o assunto. Principalmente mensagens com autoria duvidosa.

2º) Copie algum trecho relevante do texto e cole na busca do Google ou de outro buscador. Verifique os resultados. Normalmente você encontrará alguém contestando a mensagem. Algumas empresas ou entidades atingidas por esses HOAX, costumam fazer comunicados.

3º) Existem sítios que registram e catalogam as farsas da rede. Um deles é o E-farsas.com (http://www.e-farsas.com/index.php). Pesquise neles antes de repassar.

E para encerrar o assunto, estou colocando algumas imagens de empresas que, segundo nosso amigo desocupado, são pedófilas.



Essa é uma das maiores construtras do Brasil.


A Kibon fabrica sorvetes desde a década de 1930 e começou a produzir no Brasil desde a década de 1940.

Quanto ao pingente de borboletinha? Minha esposa não permitiu que eu fotografasse. Ela tem muito ciume daquela joia.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

13 comentários:

Anônimo disse...

Denunciar um crime dessa natureza é um imperativo cívico e ético, mas comvém estar atento a estas campanhas de alegada informação que ninguém sabe de onde partiram e que levadas à letra podem redundar em acusações injustas!

Francisco Coelho disse...

Bem esclarecedor sua postagem,recebi esse email,como sou totalmente contra a pedofilia me deu vontade de publica-lo,mas como vc falou vamos checar a informação poruqe na net o que mais tem e boato.

Abç

♥ Denise BC ♥ disse...

Bem colocada essa postagem. A internet é constituída de 90% de lixo, os usuários precisam criar o hábito de selecionar só as informações fidedignas. E a dica está aí, chegar antes de passar para frente.

Tiago R Cardoso disse...

Todos os dias somos bombardeados com lixo e não é só na Internet.

Anônimo disse...

Parabens pelo texto cara!

Eu copiei ele pro meu site, a gente tem q acabar com essa cambada amante de hoax!!
http://hikari.ws/2008/10/23/hoax-vinculando-o-logotipo-da-kibon-a-pedofilia/

Anônimo disse...

corrigindo...
Hoax vinculando o logotipo da Kibon à pedofilia

Joice Worm disse...

Beleza, Marcos. A pedofilia é abominável. Não dá nem para respassar certas coisas, quando mais sendo notícias duvidosas...

Beatriz Lo Russo disse...

Muito bom este seu post, Marcos.
Temos mesmo que tomar cuidado com a tonelada de informações que nos são jogadas todos os dias.
beijos da Bia

Elma Carneiro disse...

Marcos
Muito boa essa matéria e você foi ao fundo para colher informações com riquezas de detalhes e dicas.
Eu não sabia desses símbolos.
Acho que a pedofilia é sintoma de pessoas doentes, cheias de desvios e promiscuidade.
Difícil combater radicalmente, pos cada vez eles descobrem uma nova forma com símbolos diferentes.
Temos sim que alertar abertamente nossos filhos com realismo, quanto a esse perigo
Abçs

Cláudia disse...

Excelente post. Fiquei estarrecida no começo, mas até pensei se teria alguma bijuteria dessas sem saber o significado, pois, claro, algo soou familiar! Claro, o coração da Kibon! Vou deixar suas dicas bem à mão para pesquisar tudo antes de acreditar! Valeu, Marcos!

bjs

Carine disse...

Oi, Marcos. Concordo que devemos ter cuidado com as mensagens que recebemos por e-maill. Confesso que eu mesma re-enviei esse e-mail sem conferir a veracidade do link. Creio que é uma irresponsabilidade ingênua ligar esses símbolos à empresas. No entanto esses símbolos realmente existem e são exibidos de forma muito discreta, pois não servem para identificar o "vilão" ao público, mas sim como um código de reconhecimento entre eles mesmos. Sobre o pingente de sua esposa, não sei o que pode ter acontecido. Talvez alguma pessoa ingênua tenha achado a figura bonita e o colocou à venda... Vai saber... Esses símbolos não são prova, mas podem ser indícios para nos deixar alerta. Onde há fumaça á fogo...

PHDEIRÓ disse...

Em 1º lugar bom dia! Tenho algumas perguntas: quem garante que tais informações não são verdadeiras? quem garante que entre esses comentários postados aqui não existe o de um pedófilo(a)? vocês não sabem que mensagens subliminares são usadas até hoje para fins diversos? aonde há fumaça há fogo? que o pedófilo acredita que ele não está fazendo nada de mais, só está externando sua opção sexual? Cuidado! investigar a fundo é a melhor opção, pedofilia é coisa grave.

SOLYTUDE disse...

Nossa, fiquei espantada ao ver que isso é tão antigo e ainda hj vi uma postagem do texto. Obrigada pelo esclarecimento.

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography