29.10.08

Sustentabilidade na Compra


Uma boa dieta alimentar começa no Supermercado. A sustentabilidade do Meio Ambiente também.

Compra sustentável protege meio ambiente e economia


O procedimento foi implantado pela secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, e visa a diminuição no impacto de certos produtos ao meio ambiente.


A política de compras sustentáveis, adotada há mais de um ano pelo Governo de Minas, está trazendo resultados positivos. Com o procedimento implantado pela secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a regra é que o produto ou serviço adquirido deva causar menor impacto ao meio ambiente, não trazer prejuízo econômico para o Estado e mostrar resultados sociais. Além do benefício para o meio ambiente, os cofres públicos estão sendo beneficiados. No processo de compra de equipamentos de informática, medicamentos, papel e matéria-prima para pavimentação de estradas o Governo de Minas economizou R$ 61,19 milhões nas compras efetuadas entre julho de 2007 e setembro último.

A conceituação de compra sustentável leva em consideração a tese, segundo a qual, uma boa aquisição, às vezes, não é apenas do produto mais barato. É preciso olhar o ciclo de vida, o consumo de energia e as radiações emitidas. Levantamentos realizados mostram que, em quatro anos, o gasto com um monitor LCD de 15 polegadas para computador se iguala a um de 17 CRT. As emissões de radiação do primeiro são muito menores que as do segundo. Desta forma, na compra de computadores são analisados o consumo de energia e desempenho dos processadores.

Com este procedimento, as compras públicas sustentáveis privilegiam fornecedores comprometidos com o uso racional dos recursos naturais. Outras vertentes também são consideradas quando se fala em compras sustentáveis, como explica a diretora da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio da Seplag, Moema Albernaz Parreira. “Não adianta comprar, por exemplo, papel reciclado de uma empresa que utiliza mão-de-obra infantil na produção”, exemplificou.

A iniciativa do governo tem também o efeito multiplicador de fazer com que empresas se adaptem aos padrões de responsabilidade socioambiental para manter a competitividade no mercado. As primeiras famílias (grupos de produtos) inseridas no Projeto de Gestão Estratégica de Suprimentos, iniciado em julho de 2006, foram material para escritório, computadores, asfalto, lâmpadas e refeições para as unidades prisionais sob jurisdição da Secretaria de Defesa Social (Seds).


Critérios

Os critérios para compras variam em função do produto ou serviço. Na compra de papel, a indicação é exigir 25% de material reciclado. Já no caso de projetos de pavimentação de estradas, o critério utilizado foi o da reciclagem, especificamente, a utilização de matéria-prima pós-consumo ou reciclada, com utilização de pelo menos 15% de borracha.

Fornecedores de refeições para as penitenciárias são obrigados a montar cozinhas nos próprios estabelecimentos, além de adotar medidas buscando o uso racional de água, redução de produção de resíduos alimentares e melhor aproveitamento dos alimentos, entre outros requisitos. Na montagem das cozinhas exige-se que os equipamentos tenham reduzido consumo de energia, observação aos níveis de poluição sonora e utilização de produtos biodegradáveis. Atualmente, o Estado adquire cerca de 200 mil refeições e 130 mil lanches por semana para atendimento às unidades prisionais.

Na aquisição de produtos e serviços, em geral, uma das medidas para levar as empresas a adotarem uma nova postura diante das exigências inseridas nos processos de licitação é a realização de audiências públicas, antecedendo à publicação dos editais. Essa é uma forma de os interessados em fornecer tomarem conhecimento prévio das exigências e também sugerir mudanças ou correção de rumos, antes do início do processo, sabendo que, caso saiam vencedores, terão de cumprir requisitos que assegurem o compromisso com o meio ambiente.

Fonte Diário de Araxá



Que tal? Vamos pensar nisso na hora de fazermos as compras para os nossos lares?
O Meio Ambiente agradece.

3 comentários:

Madalena Barranco disse...

Marcos querido, você está certo! Fazer a nossa parte é ainda mais importante do que nada e... Quase tudo começa dentro de um carrinho de supermercado.

Beijos à você e linda família.

Anônimo disse...

é sempre muito bom estarmos bem informados, assim todos podemos contribuir e ser mais reponsavel.

Voz do meu Coração disse...

Que bom que é alguém nos ir informando, costuma-se dizer que saber não ocupa espaço e podemos melhor contribuir. Bjs

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography