31.10.08

Hallow...what?

Ilustração José Luiz Ohi
Halloween só se for pra nega deles...



Ilustração Eder Santos

...aqui é o dia do Saci.


Mais sobre o assunto no sítio de notícias do G1

By Gato Escaldado

Rio de Janeiro

A Mulher de Pedra

The Woman of Rock


Conseguem enxergar?

Vou ajudar:
Foto tirada no trecho entre Teresópolis e Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Outros Céus:
Photobucket
Marcos Santos
Rio de Janeiro

30.10.08

Porque não temos babás

Em nossa dura jornada, criando e amando um filho com múltiplas deficiências, uma certeza sempre tivemos: Nunca deixamos pessoas estranhas cuidarem de nosso menino. Temos mais trabalho do que a maioria dos pais, mas essa dúvida não nos aflige...

Saímos com ele, para onde ele possa ir. Se ele não pode ir, nós não vamos...e somos muito felizes assim.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

Imagens Rede Globo

29.10.08

A Cerca


Foto Marcos Santos

Alegria de pobre...



...dura pouco.


Foto: Foto Comédia

By Gato Escaldado

Sustentabilidade na Compra


Uma boa dieta alimentar começa no Supermercado. A sustentabilidade do Meio Ambiente também.

Compra sustentável protege meio ambiente e economia


O procedimento foi implantado pela secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, e visa a diminuição no impacto de certos produtos ao meio ambiente.


A política de compras sustentáveis, adotada há mais de um ano pelo Governo de Minas, está trazendo resultados positivos. Com o procedimento implantado pela secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a regra é que o produto ou serviço adquirido deva causar menor impacto ao meio ambiente, não trazer prejuízo econômico para o Estado e mostrar resultados sociais. Além do benefício para o meio ambiente, os cofres públicos estão sendo beneficiados. No processo de compra de equipamentos de informática, medicamentos, papel e matéria-prima para pavimentação de estradas o Governo de Minas economizou R$ 61,19 milhões nas compras efetuadas entre julho de 2007 e setembro último.

A conceituação de compra sustentável leva em consideração a tese, segundo a qual, uma boa aquisição, às vezes, não é apenas do produto mais barato. É preciso olhar o ciclo de vida, o consumo de energia e as radiações emitidas. Levantamentos realizados mostram que, em quatro anos, o gasto com um monitor LCD de 15 polegadas para computador se iguala a um de 17 CRT. As emissões de radiação do primeiro são muito menores que as do segundo. Desta forma, na compra de computadores são analisados o consumo de energia e desempenho dos processadores.

Com este procedimento, as compras públicas sustentáveis privilegiam fornecedores comprometidos com o uso racional dos recursos naturais. Outras vertentes também são consideradas quando se fala em compras sustentáveis, como explica a diretora da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio da Seplag, Moema Albernaz Parreira. “Não adianta comprar, por exemplo, papel reciclado de uma empresa que utiliza mão-de-obra infantil na produção”, exemplificou.

A iniciativa do governo tem também o efeito multiplicador de fazer com que empresas se adaptem aos padrões de responsabilidade socioambiental para manter a competitividade no mercado. As primeiras famílias (grupos de produtos) inseridas no Projeto de Gestão Estratégica de Suprimentos, iniciado em julho de 2006, foram material para escritório, computadores, asfalto, lâmpadas e refeições para as unidades prisionais sob jurisdição da Secretaria de Defesa Social (Seds).


Critérios

Os critérios para compras variam em função do produto ou serviço. Na compra de papel, a indicação é exigir 25% de material reciclado. Já no caso de projetos de pavimentação de estradas, o critério utilizado foi o da reciclagem, especificamente, a utilização de matéria-prima pós-consumo ou reciclada, com utilização de pelo menos 15% de borracha.

Fornecedores de refeições para as penitenciárias são obrigados a montar cozinhas nos próprios estabelecimentos, além de adotar medidas buscando o uso racional de água, redução de produção de resíduos alimentares e melhor aproveitamento dos alimentos, entre outros requisitos. Na montagem das cozinhas exige-se que os equipamentos tenham reduzido consumo de energia, observação aos níveis de poluição sonora e utilização de produtos biodegradáveis. Atualmente, o Estado adquire cerca de 200 mil refeições e 130 mil lanches por semana para atendimento às unidades prisionais.

Na aquisição de produtos e serviços, em geral, uma das medidas para levar as empresas a adotarem uma nova postura diante das exigências inseridas nos processos de licitação é a realização de audiências públicas, antecedendo à publicação dos editais. Essa é uma forma de os interessados em fornecer tomarem conhecimento prévio das exigências e também sugerir mudanças ou correção de rumos, antes do início do processo, sabendo que, caso saiam vencedores, terão de cumprir requisitos que assegurem o compromisso com o meio ambiente.

Fonte Diário de Araxá



Que tal? Vamos pensar nisso na hora de fazermos as compras para os nossos lares?
O Meio Ambiente agradece.

28.10.08

Spider Again

Um cortejo desigual.









Uma curiosidade:
As pequenas aranhas que aparecem na foto, na verdade são machos, aguardando uma oportunidade de cortejar a gigantesca fêmea.

Como se pode ver, "tamanho não é documento".

27.10.08

Apreensão de Madeira


Operação do Ibama faz uma das maiores apreensões de madeira


Uma blitz ecológica foi realizada no último dia 23 na floresta amazônica, a cerca de 200 km ao leste do município de Altamira, no Pará, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Foram apreendidos cerca de 50 mil m³ de toras de madeira na operação, sendo uma das maiores apreensões de toras de madeira da história do País.

As madeiras apreendidas serão doadas para o governo do estado do Pará, para o Ministério de Desenvolvimento Social e para o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do MMA e a outra parte será leiloada por cerca de R$ 500,00. Minc enfatizou que os recursos arrecadados serão usados para a compra de veículos e outros materiais de fiscalização e, também, para reforçar a oferta de empregos e empreendimentos sustentáveis.

Referência: Correio do Estado (Rafaela Gizzi)
Foto: Jefferson Rudy

22.10.08

Mitos e Boatos da Rede

Outro dia recebi um email sobre pedofilia e fiquei preocupado. Mas a preocupação não foi com o tema de seu apelo, embora a pedofilia me preocupe, mas com o teor da mensagem.
A rede recebe diariamente uma enxurrada de mensagens sensacionalistas e falsos alertas. A última que recebi foi essa (Texto na íntegra, com direito a letreiro piscando e erros de português):

-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Photobucket


SÍMBOLOS DE PEDOFILIA

Isso é muito sério.....ATENÇÃO


O FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores.
Homens são triângulos, mulheres coracoes. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,...) entre outros objetos.
O link abaixo leva a uma copia em .pdf do relatório aonde os símbolos são mostrados. Os pedófilos fazem parte da pior escoria da humanidade e conhecer esses símbolos para poder identificar essas pessoas e o mínimo que podemos fazer. Ao encontrar um símbolo desses, avisar a policia. https://secure.wikileaks.org/leak/FBI-pedophile-symbols.pdf




Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas vasculhadas. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo e o escambau. Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.



SE VC VIR EM ALGUM CANTO , DENUNCIE!!!!!!!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O absurdo aqui é a incitação a caça às bruxas. O infeliz coloca pessoas com alguns modelos de pingentes, como se fossem vilões. Nosso "amigo" incendiário deve ter visto muito filme do Batman e Robin, onde os vilões andavam fantasiados de maneira a serem identificados. Até um falso link do FBI o cara se dá ao trabalho de fazer.

Mas para facilitar as coisas, vou deixar algumas pequenas dicas, de como proceder, antes de repassar esse tipo de mensagem:

1º) Tente raciocinar sobre o tema. Não acredite em tudo que te escrevem , sem refletir sobre o assunto. Principalmente mensagens com autoria duvidosa.

2º) Copie algum trecho relevante do texto e cole na busca do Google ou de outro buscador. Verifique os resultados. Normalmente você encontrará alguém contestando a mensagem. Algumas empresas ou entidades atingidas por esses HOAX, costumam fazer comunicados.

3º) Existem sítios que registram e catalogam as farsas da rede. Um deles é o E-farsas.com (http://www.e-farsas.com/index.php). Pesquise neles antes de repassar.

E para encerrar o assunto, estou colocando algumas imagens de empresas que, segundo nosso amigo desocupado, são pedófilas.



Essa é uma das maiores construtras do Brasil.


A Kibon fabrica sorvetes desde a década de 1930 e começou a produzir no Brasil desde a década de 1940.

Quanto ao pingente de borboletinha? Minha esposa não permitiu que eu fotografasse. Ela tem muito ciume daquela joia.

Marcos Santos
Rio de Janeiro

21.10.08

As Paineiras

Esse mundo hostil, consegue hospedar vidas.


A paineira é sul-americana. Originária do Brasil e da Argentina.


Apesar de seu aspecto agressivo, é muito utilizada para composição de áreas urbanas, como jardins e canteiros.

Observem que seu tronco contém clorofila (é verde), o que possibilita a fotossíntese, mesmo no período caducifólico (as folhas caem). Ou seja, é uma árvore que cresce no inverno.

Podem ser encontradas em países europeus, como Portugal e Espanha.


Notem o tronco de uma paineira adulta. Apesar da beleza, ela não está para brincadeiras.

Essa postagem faz parte da coletiva a-temporal Post in Progress " ÁSPERO , BELO, INTRATAVEL "

Fotos Marcos Santos

20.10.08

Grafitis do Rio de Janeiro

Streets Where I walk...That's my World !

Pelas Ruas Que Ando...vejo uma cidade fascinante. Sua paisagem de cartão postal está presente todo o tempo. Mesmo no trânsito.

Mas o Rio de Janeiro é uma metrópole de 6.000.000 de habitantes. Logo, comporta-se como tal. Uma de suas novas marcas é o grafiti artístico e autorizado, em alguns muros da cidade.






Pena que alguns tolos, tentam danificar o trabalho dos outros. Enfim, espíritos de porcos existem em toda parte.

Quer ver outros mundos? Clique aqui, That's my World.

Fotos Marcos Santos

Photobucket

19.10.08

Frase da Semana com Efeitos Visuais

Há dias na vida da gente, em que estamos na pior...


...mas lembre-se, nem sempre quem se aproxima, quer te ajudar.


Recebi de minha querida amiga Rô.
Um beijo Rô.

Marcos Santos
Rio de Janeiro
By Gato Escaldado

A bela-emília equilibrista

Todo artista circense guarda os seus segredos. Mesmo os trapezistas e malabaristas tem suas cartas na manga.


Esta bela-emília vive na residência de meu amigo Joaquim, e tem sua peculiaridade circense. ...


...Ela vive equilibrando-se sobre a grade do prédio.


Notem que não há uma jardineira, onde ela esteja plantada.


Mas como todo o equilibrista, essa também guarda os seus segredos.


Fotos Marcos Santos
Photobucket
Rio de Janeiro - Brasil

18.10.08

Biguá

O "pato" equilibrista.
Pelas ruas que ando, a fauna insiste em conviver com a metrópole.



Esse parece não se cansar. Equilibrar-se tranqüilamente, num pedaço de madeira fincada no leito do rio.


Ele fica ali parado. Pacientemente esperando, até aparecer um peixe circulando nas suas redondezas.

Quer conhecer a lenda do Biguá? Então vá aqui, no excelente sítio da Rosane Volpatto.


Foto Marcos Santos

Bom dia. fotografia, natureza, NatureBeauty, riodejaneiro, recreiodosbandeirantes, photooftheday, photography